Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4054
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Barbosa, Carla Verena Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T13:39:37Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09 | - |
dc.date.issued | 2024-12-11 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Carla Verena Miranda. O que pode a arte na educação infantil? Um relato de experiência docente a partir do projeto “nordeste: terra de encantos mil” em uma turma de educação infantil da Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba-BA. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Licenciatura Interdisciplinar em Artes-EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro da Purificação, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4054 | - |
dc.description.abstract | This article aims to report a professional teaching experience of an early childhood education teacher reporting her artistic experiences in the project: Nordeste land of thousand enchantments” with five-year-old children at an early childhood education school in the municipality of Itaberaba Bahia. starting from the question: how art revealed itself as a discipline capable of enhancing interpersonal, creative, communicative development and cultural appreciation in early childhood education, based on the teaching experience in the project “northeast: land of thousand enchantments” in a school in the municipality of Itaberaba Bahia? General and specific objectives were listed in order to answer this question. They focused on: Reporting and analyzing the experience of the project: “Northeast land of thousand enchantments” highlighting how art, as a subject in early childhood education, contributes to the interpersonal, creative and communicative development of children, in addition to fostering appreciation children's culture. The article has a qualitative methodology of a bibliographic nature with a type of participatory. starting from teaching experience in an early childhood education class. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | O que pode a arte na educação infantil? Um relato de experiência docente a partir do projeto “nordeste: terra de encantos mil” em uma turma de educação infantil da Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência profissional docente de uma professora de educação infantil relatando suas experiências artísticas no projeto: Nordeste terra de encantos mil” com crianças de cinco anos na Escola Municipal Luiz Viana Filho, de educação infantil no município de Itaberaba Bahia. partindo do questionamento: de que forma a arte se revelou como uma disciplina capaz de potencializar o desenvolvimento interpessoal, criativo, comunicativo e da valorização cultural na educação infantil, com base na experiência de ensino no projeto “Nordeste: terra de encantos mil” na Escola Municipal Luiz Viana Filho no município de Itaberaba Bahia? Elencou-se objetivos geral e específicos a fim de responder a tal indagação. Eles se concentraram em: Relatar e analisar a experiência do Projeto: “Nordeste terra de encantos mil” destacando de que maneira a arte, como disciplina na educação infantil, contribui para o desenvolvimento interpessoal, criativo e comunicativo das crianças, além de fomentar a valorização cultural das crianças. O artigo possui uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico com um tipo de pesquisa participante, partindo da experiência docente em uma turma de educação infantil. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Paula Alice Baptista | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2464496791939847 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lordelo, Lia da Rocha | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2037940249623609 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Carmo, Roney Gusmao do | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0104-047X | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0045181639619078 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Borges, Paula Alice Baptista | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2464496791939847 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
dc.subject.en | Art | pt_BR |
dc.subject.en | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogical practice | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Licenciatura Interdisciplinar em Artes (EaD) - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pode_Arte_Educacao_TCC_2024.pdf | 468,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons