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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4043
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O ensino da música na educação infantil: perspectivas no currículo escolar em uma instituição pública |
Autor(es): | Bergens, Eliene dos Santos |
Orientador(a): | Bertho, Renan Moretti |
Orientador(a): | Martins, Sérgio Ricardo Oliveira |
Membro(a) da banca: | Martins , Waleska Rodrigues Matos Oliveira |
Membro(a) da banca: | Toman, Iulie |
Referência: | BERGENS, Eliene dos Santos. O ensino da música na educação infantil: perspectivas no currículo escolar em uma instituição pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música Popular Brasileira - EAD) - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Amaro, BA, 2024. |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo sobre a música na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças. O objetivo principal foi investigar como as práticas pedagógicas relacionadas à música, incorporadas no projeto político-pedagógico de uma escola rural em Itabuna, BA, podem favorecer esse desenvolvimento. A pesquisa incluiu uma análise de documentos legais e fundamentos teóricos para enriquecer a compreensão do ensino musical nas instituições de educação infantil. Os resultados destacam que a introdução da prática musical desde os primeiros anos escolares contribui para a criação de um ambiente educacional que valoriza a diversidade, estimula a criatividade e promove a cooperação. Essa abordagem não apenas potencializa a aprendizagem, mas também transforma vidas, favorecendo a construção de uma sociedade mais inclusiva e humanizada. |
Palavras-chave: | Educação infantil Ensino da música Projeto político pedagógico |
Resumo em inglês: | This article presents a study on music in early childhood education and its contributions to the holistic development of children. The primary objective was to investigate how pedagogical practices related to music, incorporated into a school’s political-pedagogical project, can support this development. The research involved an analysis of legal documents and theoretical foundations to enrich understanding and guide music education in early childhood institutions. The results highlight that introducing musical practices in the early school years contributes to creating an educational environment that values diversity, stimulates creativity, and promotes cooperation. This approach not only enhances learning but also transforms lives, fostering the construction of a more inclusive and humanized society. |
Palavras-chave em inglês: | Early childhood education Music teaching Political pedagogical project |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CECULT - Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URl da licença Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
Acesso Disponível em: | 2024-12-26 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4043 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CECULT - Licenciatura em Música Popular Brasileira (EaD) - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ensino_Musica_Educacao_TCC_2024.pdf | 524,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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