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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3986
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Espaços não formais de educação como campos de atuação profissional do licenciando em Biologia: as vozes dos educadores em formação |
Autor(es): | Santos, Daniele Ramos |
Orientador(a): | Silva, Neilton da |
Membro(a) da banca: | Longo, Leila de Lourdes |
Membro(a) da banca: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Resumo: | A educação é um processo amplo e integral que ocorre ao longo da vida do indivíduo, permeado pela cultura, pela história e pela experiência do sujeito que aprende, por meio da socialização e de sistemas de mediação, que acontece em diferentes espaços e tempos e que são capazes de contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem humanos. Consoante à educação formal, oferecida em espaço escolar, no ambiente não escolar e, portanto, não formal, também é possível promover situações de aprendizagem, construção de conhecimento e formação, para além do entretenimento e do lazer, sendo de grande importância para a ampliação do repertório do sujeito. Nessa perspectiva, objetivou-se nesse estudo analisar as percepções de estudantes da Licenciatura em Biologia acerca das possibilidades de atuação profissional em diferentes espaços educativos não formais. Para a ampliação do entendimento acerca dos espaços não formais de educação e divulgação científica, tornaram-se oportunas as leituras de autores como Marandino (2017); Oliveira (2011); Romanzini (2009); Jacobucci (2008), Gohn (2006) entre outros. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que contou com a participação de 12 estudantes do curso de Licenciatura em Biologia, junto aos quais foi aplicado um questionário semiaberto, tendo sido utilizado o procedimento de análise de conteúdo temático. Como resultados percebeu-se que os participantes demonstraram interesse em estudar e conhecer os espaços não formais, entendem razoavelmente que eles são oportunos ao exercício profissional do educador em Biologia, bem como reconhecem as diferenças entre o que ele realiza nos espaços abordados e na escola. Alguns licenciandos manifestaram compreensão limitada com relação aos espaços não formais de cultura e divulgação científica, apesar de perceberem que eles ampliam o conhecimento e as experiências das pessoas que circulam pelos diferentes ambientes, como os museus, os zoológicos, os jardins botânicos, os herbários, os planetários, etc. Conclui-se que o licenciado em Biologia é um profissional de educação que aprende continuamente e que pode trabalhar em diferentes contextos educativos, seja ele escolar (formal), seja ele não formal. Entretanto, cabe ao curso de graduação que os participantes da pesquisa realizam investir nesse objeto do conhecimento e aproximar os estudantes dos espaços não formais durante a formação inicial, de modo que eles assimilem e enxerguem as possibilidades profissionais que os espaços de educação não formal lhes oferecem. |
Palavras-chave: | Educação Divulgação científica Educador em Biologia Profissionalização Intencionalidade |
Resumo em inglês: | Education is a broad and comprehensive process that takes place throughout an individual's life, permeated by culture, history and the experience of the subject who learns, through socialization and mediation systems, which takes place in different spaces and times and which are capable of contributing to human development and learning. Depending on the formal education, offered in the school space, in the non-school environment and, therefore, non- formal, it is also possible to promote learning situations, knowledge construction and training, in addition to entertainment and leisure, being of great importance for the expansion subject's repertoire. In this perspective, the objective of this study was to analyze the perceptions of students of the Degree in Biology about the possibilities of professional performance in different non-formal educational spaces. For the expansion of understanding about non-formal spaces of education and scientific dissemination, the readings of authors such as Marandino (2017); Oliveira (2011); Romanzini (2009); Jacobucci (2008), Gohn (2006) among others. It was a qualitative research, of the exploratory type, which had the participation of 12 students of the Degree in Biology, with whom a semi-open questionnaire was applied, using the thematic content analysis procedure. As a result, it was noticed that the participants showed interest in studying and knowing the non-formal spaces, reasonably understand that they are opportune for the professional exercise of the educator in Biology, as well as recognizing the differences between what he does in the spaces addressed and at school. Some undergraduates expressed limited understanding in relation to non-formal spaces for culture and scientific dissemination, despite realizing that they broaden the knowledge and experiences of people who circulate in different environments, such as museums, zoos, botanical gardens, herbariums, planetariums, etc. It is concluded that the graduate in Biology is an education professional who learns continuously and who can work in different educational contexts, be it school (formal) or non- formal. However, it is up to the undergraduate course that the research participants undertake to invest in this object of knowledge and bring students closer to non-formal spaces during initial training, so that they assimilate and see the professional possibilities that non-formal education spaces offer them. |
Palavras-chave em inglês: | Education Scientific divulgation Biology educator Professionalization Intentionality |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 19-Mai-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-12-02T20:40:39Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3986 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
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