Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3955
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Escola como espaço de territorialidade na comunidade Genipapo, Feira de Santana - Bahia
Autre(s) titre(s): School as a space of territoriality in the Genipapo, Feira de Santana Bahia community
metadata.dc.creator: Santos, Mariana Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Priscila Brasileiro Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Rios, Kassia Aguiar Norberto
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Thiago Leandro da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Diorio, Ana Paula Inácio
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar a pesquisa de conclusão de curso desenvolvido no decorrer do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciência da Natureza no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A pesquisa teve por objetivo geral compreender a relação da Escola Timóteo Ferreira da Silva com a comunidade Genipapo, localizada na zona rural de Feira de Santana. Para tanto, metodologicamente, recorremos a pesquisa qualitativa e participante. Como instrumentos de pesquisa, utilizamos a observação, registros orais e fotográficos, revisão bibliográfica, aplicação de entrevistas semiestruturadas e de roda de conversa com a utilização do diagrama de Venn. Como aporte teórico sobre Educação do Campo e Território recorremos aos estudos de Caldart (2000), Mançano (2012), Molina (2011), dentre outros. As análises realizadas nos levaram a compreender que o território camponês da Comunidade do Genipapo tem suas especificidades que precisam estar inseridas no ambiente escolar, para que juntos, escola e comunidade possam contribuir na formação da identidade campesina dos alunos do campo, fortalecendo a cultura e as lutas desses povos por políticas públicas que atendam às necessidades locais.
Mots-clés: Escola
Educação do Campo
Território
Résumé: This work seeks to present the actions developed through the Degree Course in Rural Education with an emphasis on Natural Science-LEDOC, aiming to understand the relationship between the Timóteo Ferreira da Silva School and the Genipapo community. This research was developed at Escola Núcleo Municipal Timóteo Ferreira da Silva, and to organize the ideas and discussions presented, we methodologically used qualitative research, Freirean, techniques and instruments of participatory research, field observation, oral and photographic records, bibliographic review, application of semi-structured interviews and conversation circles. The analyzes carried out led us to understand that the peasant territory of the Genipapo Community has its specificities, which need to be inserted in the school environment, so that together, school and community, they can contribute to the formation of the peasant identity of rural students, strengthening the culture and the struggles of these people for public policies that meet local needs.
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Date de publication: 31-oct-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
metadata.dc.date.available: 2025-10-28
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3955
Collection(s) :CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Escola_Espaco_Territorialidade_TCC_2023.pdf1,02 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.