Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3877
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | A Importância do cuidar, educar e brincar na educação infantil com crianças de 0 a 3 anos |
Autor(es): | Santos, Soraia Silva dos |
Orientador(a): | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Campos, Sabrina Torres |
Referência: | SANTOS, Soraia Silva dos. A importância do cuidar, educar e brincar na educação infantil com crianças de 0 a 3 anos, Amargosa-BA. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar “ O cuidar, educar e brincar na educação infantil com crianças de 0 a 3 anos”. Uma vez que a infância é uma fase que precisa de estímulos e reconhecimento. O Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento e a construção dos saberes, não ocorrem em momentos e de maneira separadas, mas, de forma indissociáveis. Ademais, com intuito de desenvolver esta pesquisa, foram elencados os seguintes objetivos específicos: I Investigar a contribuição da creche para o desenvolvimento infantil; II Entender como ocorre o processo de cuidar, educar e brincar na creche; III Identificar quais os limites e potencialidades de trabalhar com o cuidar e educar de crianças de 0 a 3 anos. O referencial teórico está alicerçado nas teorias dos seguintes autores: na área da infância: Aries, (1981), Ahmad,(2009) e Portman,(1999) que discutem a trajetória da infância trazendo informações relevante a respeito de como a criança era tratada de acordo com a sociedade na qual estavam inseridas. Na área da educação Infantil, Leite Filho (2001), Mendonça, (2019) e Martins, (2017) que dialogam sobre a importância da educação infantil para o desenvolvimento da criança. Na área do cuidar, educar e Brincar, Fontana,(1997),Cunha, (2010) e Vygotsky que trazem eixos norteadores referentes às interações e às brincadeiras para o favorecimento das potencialidades das crianças. Para tanto foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, sendo inicialmente realizada uma pesquisa bibliográfica afim de explorar a temática em estudo. E para coleta de dados foi efetuado um levantamento bibliográfico dos últimos 10 anos a partir dos descritores: Cuidar, educar e brincar na creche, e educação Infantil, das quais, com base em critérios de inclusão foram selecionados 14 trabalhos. Os resultados mostram a importância do cuidar, educar e brincar trabalhados na creche como indissociáveis, bem como a importância do professor nesse processo. Demostraram que é preciso oportunizar aos professores formação continuada para que seja realizado um trabalho significativo e profícuo com as crianças. |
Palavras-chave: | Educação infantil Desenvolvimento infantil Creche |
Resumo em inglês: | The present work aims to investigate and analyze “Caring, educating and playing in early childhood education in children aged 0 to 3 years”. Since childhood is a phase that needs stimulation and recognition. Caring and educating implies recognizing that the development and construction of knowledge do not occur at separate moments and in a separate manner, but inseparably. Furthermore, in order to develop this research, the following specific objectives were listed: I What is the contribution of daycare to child development; II How the process of caring, educating and playing occurs in daycare; III what are the limits and potential of working with the care and education of children aged 0 to 3 years. The theoretical framework is based on the theories of the following authors: in the area of childhood: Aries, (1981), Ahmad, (2009) and Portman, (1999) who discuss the trajectory of childhood, bringing relevant information regarding how the child was treated according to the society in which they were inserted. In the area of early childhood education, Leite Filho (2001), Mendonça, (2019) and Martins, (2017) discuss the importance of early childhood education for the child's development. In the area of caring, educating and playing, Fontana, (1997), Cunha, (2010) and Vygotsky bring guiding principles regarding interactions and games to promote children's potential. To this end, qualitative research was carried out, initially carrying out bibliographical research in order to explore the theme under study. And to collect data, a bibliographical survey of the last 10 years was carried out using the descriptors: Caring, educating and playing in daycare, and Early Childhood education, from which, based on inclusion criteria, 15 works were selected. The theoretical framework is based on the theories of the following authors: The results show the importance of caring, educating and playing in daycare as inseparable, as well as the importance of the teacher in this process. They demonstrated that it is necessary to provide teachers with continued training so that they can carry out meaningful and fruitful work with children. |
Palavras-chave em inglês: | Children's education Child development Daycare |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 20-Set-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-21T22:40:24Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3877 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Cuidar_Educar_TCC_2023.pdf | 645,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.