Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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dc.creatorSantos, Ana Paula da Silva dos-
dc.date.accessioned2024-10-18T23:40:55Z-
dc.date.available2024-10-18T23:40:55Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula da Silva dos. Interface entre educação quilombola e modo de vida no Território da Massaranduba, Irará-BA: um quilombo nascido à luz do dia, Amargosa-BA. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3850-
dc.description.abstractThe aim of this work is to characterize the socio-territorial formation of the Quilombola Community of Massaranduba- Municipality of Irará-Bahia and to investigate how the community's modes of life (production, work, culture) materialize as educational processes. My identification as a rural quilombola resident in the territory of Massaranduba makes me inquire about such questions. Thus to deepen the questions I sought support in ethnographic research, because I allowed a direct contact with the object researched from this method it was possible to understand that the territorial formation of the community is associated with the formation of the identity territory Portal do Sertão, and that its mode of life (festivities, cultural manifestations, religiosity, agricultural production and social organization) materialize as educational processes contributing to the permanence of the population in the territory. With the struggle of the black movement and the approval of Law 10.639 / 03 amended by Law 11.645 / 08, the community's way of life had the possibility of moving from the daily to the school space, helping the subjects of the territories to recognize themselves as producers of knowledge, denaturalizing racism and prejudice, increasing the self-esteem of the community that will understand themselves as constructors of their own education. Therefore the way of life of these communities should be references for the construction of quilombola education, so that it becomes effectively a model of liberating education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectComunidade quilombola - Formação territorialpt_BR
dc.subjectEducação quilombolapt_BR
dc.titleInterface entre educação quilombola e modo de vida no Território da Massaranduba, Irará-BA: um quilombo nascido à luz do diapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA preocupação do presente trabalho é de caracterizar a formação sócio territorial da Comunidade Quilombola da Massaranduba- Município de Irará-Bahia e Investigar como os modos de vida (produção, trabalho, cultura) da comunidade se materializam como processos educativos. Minha identificação como quilombola rural residente no território da Massaranduba me faz indagar sobre tais questões. Assim para aprofundar nas questões busquei amparo na pesquisa etnográfica, pois mem permitia um contato direto com o objeto pesquisado. A Partir desse método foi possível compreender que a formação territorial da comunidade está associada a formação do território de identidade Portal do Sertão, e que seu modo de vida (festejos, manifestações culturais, religiosidade, produção agrícola e organização social) se materializam como processos educativos contribuindo para a permanência da população no território. Com a luta do movimento negro e a aprovação da lei 10.639/03 alterada pela lei 11.645/08, o modo de vida da comunidade teve a possibilidade de passar do cotidiano para o espaço escolar, contribuindo para que os sujeitos do territórios se reconhecem como produtores de conhecimento, desnaturalizando o racismo e o preconceito, aumentando a autoestima da comunidade que irá compreende-se como construtores de sua própria educação. Portanto o modo de vida dessas comunidades devem ser referências para a construção da educação quilombola, para que se torne efetivamente um modelo de educação libertadora.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Tiago-
dc.contributor.referee1Reis, Maíra Lopes dos-
dc.contributor.referee2Souza, Maicelma Maia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.enRural educationpt_BR
dc.subject.enQuilombola community - Territorial formationpt_BR
dc.subject.enQuilombola educationpt_BR
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