Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3839
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dahora, Marilane Marques dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T18:39:05Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17T18:39:05Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | DAHORA, Marilane Marques dos Santos. O processo de fechamento e nucleação em duas escolas do campo no município de Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3839 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Escola do campo | pt_BR |
dc.subject | Mutuípe - Bahia | pt_BR |
dc.title | O Processo de fechamento e nucleação em duas escolas do campo no município de Mutuípe-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como objetivo compreender como se deu o processo de fechamento de duas escolas do campo no município de Mutuípe no ano de 2007. Realizamos o registro e o estudo reflexivo sobre o fechamento e nucleação das as Escolas Dr. Bartolomeu Antero Chaves, da Comunidade Massaranduba e a Escola Benjamim Constante, da Comunidade Ponte de Terra, visando identificar os impactos de seu fechamento para a comunidade local. Buscou-se por meio de visitas, registros no diário de campo, entrevistas e busca ativa de material no Espaço Administrativo Pedagógico das Escolas do Campo de Mutuípe, identificar os registros formais e a memória da comunidade acerca do período em que as Escolas Dr. Bartolomeu Antero Chaves e a Escola Benjamim Constante foram fechadas pelo poder público. Como resultados indicamos a intrínseca relação entre o projeto de campo do capitalismo, o esvaziamento do campo e o fechamento de escolas neste espaço, bem como, destacamos as artimanhas do Estado que engendram a visão que a comunidade constrói em torno da justificativa do fechamento, e ainda, a dificuldade de mobilização naquele período em prol da permanência das Escolas abertas. Registra-se o fechamento de duas Escolas do Campo que eram os únicos espaços públicos, órgãos do Estado nas comunidades. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Janaine Zdebski da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo_Fechamento_Nucleacao_TCC_2022.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.