Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3830
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Residência Pedagógica: contribuições e limites na formação docente dos/as licenciandos/as em Educação do Campo da UFRB |
Autor(es): | Sousa, Ana Cláudia de Oliveira |
Orientador(a): | Moura, Terciana Vidal |
Coorientador(a): | Peixoto, Antoniel dos Santos |
Membro(a) da banca: | Silva, Janaine Zdebski da |
Membro(a) da banca: | Peixoto, Antoniel dos Santos |
Referência: | SOUSA, Ana Cláudia de Oliveira. Residência Pedagógica: contribuições e limites na formação docente dos/as licenciandos/as em Educação do Campo da UFRB, Amargosa-BA. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda sobre as contribuições e limites no cotidiano dos residentes, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa-BA,. Tem como questões de pesquisa: O PRP teve contribuição no processo da formação inicial dos licenciandos em educação do campo? De que forma? Quais as limitações do PRP na formação dos licenciandos? O trabalho apresenta como Objetivo Geral: analisar as contribuições e limites do Programa Residência Pedagógica na formação dos licenciandos em educação do campo da (UFRB) e específicos: descrever o programa residência pedagógica na (UFRB); identificar as motivações que levaram os licenciados participarem do PRP e apreender a percepção dos bolsista-residentes sobre o PRP. Como metodologia o estudo ancorou-se na abordagem qualitativa. 7 bolsistas-residentes fizeram parte da pesquisa. O campo empírico da pesquisa foi a Escola Municipal Maria Madre do Rosário, localizada no entroncamento de Laje-Ba, na BR 101. O estudo foi realizado, a partir de um referencial teórico, tendo por base, grandes autores e utilizando-se de pesquisa qualitativa, científica, documental e de campo e por meio de revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada através das seguintes técnicas/ instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturada via WhatsApp, e-mail e Google Formulário. De acordo com os resultados, foi possível identificar os muitos desafios que devem ser superados na educação básica e na formação de educador do campo, sendo preciso desenvolver uma formação mais inovadora, com contextualizações voltadas à realidade dos sujeitos do campo, incorporando políticas públicas, direcionadas ao crescimento intelectual e político do educador. |
Palavras-chave: | Residência pedagógica Formação de educadores do campo Educação do campo - Licenciatura Professores - Formação Práticas de ensino |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 2020 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-14T18:20:46Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3830 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Residencia_Pedagogica_Contribuicoes_TCC_2020.pdf | 936,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.