Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3820
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Clemilda Rosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-14T12:20:54Z | - |
dc.date.available | 2024-10-14T12:20:54Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Clemilda Rosa. Relações entre pandemia e meio ambiente: contribuições da educação ambiental crítica, Amargosa-BA. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3820 | - |
dc.description.abstract | The use of Didactic Sequences in education has been an effective tool in the teaching and learning process. The validation is done to enable the use of this resource in schools, and to achieve the effectiveness of learning, in this study it is believed that a well-designed and planned DS generates benefits for learning, encourages students to go in search of answers that add their knowledge, and teachers to enhance the debate obtaining satisfactory results in the formation of subjects, since it is a huge challenge to educate in the 21st century and in such a difficult time of so much crisis like this, in which the development model is unsustainable and unequal, this predatory and unbalanced relationship between society and nature generates immeasurable impacts, and the answer comes in a negative way: environmental wear and tear, a health crisis and a series of other degradations, which jeopardize human existence on earth and also move towards a environmental collapse. Believing that through education we can reverse this chaotic situation, taking care of the quality of training for future generations, this study aims to: Build and validate a didactic sequence based on the theme "Pandemics and their relationships with the environment" from the theoretical assumptions of critical and emancipatory Environmental Education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Edcação básica | pt_BR |
dc.subject | Pandemia - COVID 19 | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | Relações entre pandemia e meio ambiente: contribuições da educação ambiental crítica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O uso de Sequências Didáticas na educação, tem sido uma ferramenta eficaz no processo de ensino e aprendizagem. A validação é feita para viabilizar a utilização desse recurso nas escolas, e alcançar a eficácia do aprendizado, neste estudo acredita-se que uma SD bem elaborada e planejada gera benefícios para aprendizagem, instigam os estudantes a irem em busca de respostas que agregam o seu conhecimento, e os/as docentes a potencializar o debate obtendo resultados satisfatórios na formação dos sujeitos, uma vez que é um desafio gigante educar no século XXI e em um momento tão difícil de tanta crise como esse, em que o modelo de desenvolvimento é insustentável e desigual, essa relação predatória e desequilibrada da sociedade com a natureza gera impactos imensuráveis, e a resposta vem de forma negativa desgastes ambientais, crise sanitária e uma série de outras degradações, que põe em risco a existência humana na terra e também caminha para um colapso ambiental. Acreditando que por meio da educação podemos reverter essa situação caótica, cuidando da qualidade da formação das futuras gerações, este estudo tem como objetivo: Construir e validar uma sequência didática a partir do tema “Pandemias e suas relações com o meio ambiente” a partir dos pressupostos teóricos da Educação Ambiental crítica e emancipatória. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Aparecida da Silva | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
dc.subject.en | Basic education | pt_BR |
dc.subject.en | Pandemic - COVID 19 | pt_BR |
dc.subject.en | Environment | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching practice | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relacoes_Pandemia_Meio_TCC_2020.pdf | 537,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.