Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTito, Petronilio Mendes-
dc.date.accessioned2024-10-09T19:09:50Z-
dc.date.available2024-10-09T19:09:50Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationTITO, Petronilio Mendes. A dialética das estações: Um diálogo romanesco entre Vidas secas de Graciliano Ramos e Los santos inocentes de Miguel Delibes. 2019. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3802-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura - Romancept_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura espanholapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.titleA Dialética das estações: um diálogo romanesco entre Vidas secas de Graciliano Ramos e Los santos inocentes de Miguel Delibespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo monográfico estabelece um diálogo entre os romances Vidas Secas (1938) de Graciliano Ramos (1892-1953) e Los Santos Inocentes (1981) de Miguel Delibes (1920-2010). Para a comparação proposta realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a Literatura Comparada e a Teoria Geral do Romance. Dessa forma, são apresentados dois percursos históricos sobre esse gênero literário no Brasil e na Espanha, contemplando os períodos de publicação das obras selecionadas. Na sequência, é feita uma análise das estruturas e elementos que constituem o enredo e compõem o diálogo romanesco. Assim, abordam-se as vozes nas narrativas, o movimento das personagens de acordo com as estações do ano e as relações de poder estabelecidas entre as famílias. Em seguida, examina-se o trabalho escritural de cada autor no seu processo de criação considerando, igualmente, a caracterização das personagens. No que diz respeito a este último aspecto, é discutida a ideia, expressa nas obras, sobre a educação, apontada como uma possibilidade de quebrar do ciclo de silenciamento e exploração sofrido pelas personagens. Por fim, enfatiza-se o encontro da temática sobre famílias envoltas por um discurso de poder, o qual promove um processo de silenciamento e exploração da mão-de-obra dos sujeitos integrantes da instituição familiar.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Mônica Gomes da-
dc.contributor.referee1Rosa, Débora Souza da-
dc.contributor.referee2Paradiso, Silvio Ruiz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
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