Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Coesão sequencial por conexão em textos produzidos em português por um sujeito surdo: um estudo de caso
Autor(es): Andrade, Adriana Mendes
Orientador(a): Marins, Midian Jesus de Souza
Membro(a) da banca: Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de
Membro(a) da banca: Santos, Emmanuelle Félix dos
Referência: ANDRADE, Adriana Mendes. Coesão sequencial por conexão em textos produzidos em português por um sujeito surdo: um estudo de caso, Amargosa-BA. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.
Resumo: Baseado nas concepções do terceiro momento da Linguística Textual em que o texto deixa de ser compreendido como uma estrutura simples e acabada e passa a ser compreendido por critérios que estão para além do texto é que insere-se este estudo. Trata-se de uma pesquisa de campo - um estudo de caso -, de caráter qualitativo, visto que o estudo se propôs analisar e interpretar textos de apenas um sujeito. E para tanto coletou-se quatro textos de uma Professora Surda Universitária, usuária da Língua Brasileira de Sinais como língua natural e do português escrito como segunda língua. Desse modo, ao eleger as produções textuais do sujeito investigado quatro questões problemas nortearam a pesquisa, bem como: O sujeito surdo pesquisado consegue produzir em seus textos escritos em português a coesão sequencial por conexão? Quais os conectivos e as relações discursivas argumentativas mais recorrentes na escrita do sujeito surdo? Quais as relações discursivas argumentativas são estabelecidas nos textos do sujeito surdo através das conjunções? Até que ponto a apropriação das estratégias de coesão sequencial por conexão interfere na compreensão dos textos produzidos em português pelo sujeito surdo? E como objetivo principal analisar se as produções textuais do sujeito surdo possuem coesão sequencial por conexão. Nesse sentido, os textos foram analisados segundo as perspectivas da Linguística Textual apontada por autores como Marcuschi (2008), Koch (2009, 2013), Koch e Travaglia (2011), Bentes e Mussalin (2003), Antunes (2003, 2005), dentre outros, quando definem o texto como um evento comunicativo, onde vários critérios estão inseridos para que um texto se constitua, e dentre esses critérios está a coesão sequencial como critério de suma importância para garantir a tessitura textual. Diante disso, alcançaram-se na pesquisa os seguintes resultados: o sujeito investigado consegue estabelecer em sua escrita a coesão sequencial por conexão através de algumas preposições e conjunções, estabelecendo assim, por meio desses conectivos uma ligação entre as partes do texto e expressando uma orientação discursivo-argumentativo pretendida pelo autor do texto, o que favorece na sequenciação dos fatos narrados e na construção do sentido do texto.
Palavras-chave: Linguística
Linguística textual
Coesão sequencial
Libras
Português
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 24-Fev-2016
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-09T18:51:49Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3800
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