Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Eliana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T18:51:58Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07T18:51:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-08 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Eliana dos Santos. A variedade linguística nas práticas pedagógicas: um estudo com foco nos alunos do 6º ano, oriundos do campo, Amargosa-BA. 2024. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3778 | - |
dc.description.abstract | This research discusses the linguistic variety present in pedagogical practices. Its general objective is to investigate how urban schools address the linguistic variety of 6th-grade students from rural areas in their pedagogical practices. Several theorists were consulted to deepen and reflect on this theme, including Marcos Bagno (1999, 2002, 2004, 2007, 2009, 2012), Paulo Freire (1987, 2001, 2005, 2006), BortoniRicardo (1984, 2004, 2005), Dino Preti (2003), Emília Ferreiro (2000, 2011), and Saviani (2001). Methodologically, this work is qualitative, based on field research and bibliographic studies, utilizing semi-structured interviews with two teachers as a data collection tool. The interviews provided crucial information for the research. The results indicate that schools are attempting to incorporate issues of diversity within the school community into their pedagogical projects. Among these issues, linguistic variety poses a challenge for teachers, especially regarding guidance on combating linguistic prejudice in the classroom. It is hoped that this research will expand references in this area and contribute to teachers and other professionals interested in the topic, from conceptual reflections to practical applications. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Praticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Linguística - Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Variedade linguística | pt_BR |
dc.title | A Variedade linguística nas práticas pedagógicas: um estudo com foco nos alunos do 6º ano, oriundos do campo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta uma discussão acerca da variedade linguística existente nas práticas pedagógicas. Tem, por objetivo geral, investigar como as escolas urbanas tratam em suas práticas pedagógicas a variedade linguística de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, advindos do campo. Para reflexão e aprofundamento da temática, foram mobilizados alguns teóricos que contribuíram sobremaneira para apropriação de conceitos sobre o objeto em estudo, dentre eles, destaca-se Marcos Bagno (1999, 2002, 2004, 2007, 2009, 2012), Paulo Freire (1987, 2001, 2005, 2006), Bortoni-Ricardo (1984, 2004, 2005), Dino Preti (2003), Emília Ferreiro (2000, 2011) e Saviani (2001). No que se refere à metodologia, este trabalho é de natureza qualitativa, com base na pesquisa de campo e nos estudos bibliográficos, tendo como dispositivo para a produção de dados a entrevista semiestruturada, que foi realizada por meio da aplicação de um roteiro com perguntas previamente elaboradas com duas professoras que contribuíram para a obtenção de informações importantes, dando materialidade à pesquisa. Diante dos dados produzidos e da pesquisa realizada, os resultados apontam que as escolas têm buscado trabalhar em seus projetos pedagógicos a inserção das questões sobre as diversidades existentes dentro da comunidade escolar, dentre essas questões, a variedade linguística é um desafio enfrentado pelos professores, no que se refere à orientação para o combate ao preconceito linguístico dentro da sala de aula. Esperase que esta pesquisa possa colaborar para ampliação das referências nesta área e que contribua para professores e demais profissionais que se interessam com a temática aqui pautada, desde às reflexões conceituais até as suas práticas. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Erica Bastos da | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.en | Education - Elementary school | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject.en | Linguistics - Preconception | pt_BR |
dc.subject.en | Linguistic variety | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Variedade_Linguistica_Praticas_TCC_2024.pdf | 694,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.