Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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dc.creatorOliveira, Laisa Araújo de-
dc.date.accessioned2024-09-29T14:44:32Z-
dc.date.available2024-09-29T14:44:32Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Laisa Araújo de. O Ensino para relações étnico-raciais: experiências de professoras alunas egressas do Programa de Educação Tutorial - Pet Afirmação, Amargosa-BA. 2019. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3727-
dc.description.abstractThe present work has as understanding main objective how the teachers, pupils originating of the Program of Education Tutorial Affirmation, develop the pedagogic work on the racial ethnic teaching of the relations in the initial and final years of the Elementary School. The struggle for an education for racial-ethnic relations has been fought for centuries. The black social movements have been claiming not only for the access of the black population in the formal teaching, but also for an education that values the history and Afro-Brazilian culture. Only in the beginning of this century, these claims begin to be consolidated, with the creation of the Law 10.639/03 – what establishes the obligatoriness of the teaching of history and Afro-Brazilian culture in the official curriculum of the nets of teaching, be public or private – but as it emphasizes Sales (2005) this Federal Law still loads faults, mainly in what it refers to the process of teachers formation. On the other hand, the existence of some projects or research groups, it has been making possible to the students in formation process, who interest themselves in the theme, the involvement with these discussions, which in any way finishes interfering not only in his formation while researcher, but also in his pedagogical practice. In this inquiry, we will detach the case of the project of research, Program of Education Tutorial – Affirmation, carried through in the Federal University of the Recôncavo of the Bahia, in the Center of Teachers Formation, which takes a discussion turned to relations as a racial-ethnic focus, diversity, race, among other discussions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino para relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectProjeto de pesquisapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleO Ensino para relações étnico-raciais: experiências de professoras alunas egressas do Programa de Educação Tutorial - Pet Afirmaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo compreender como as professoras, alunas egressas do Programa de Educação Tutorial Afirmação, desenvolvem o trabalho pedagógico sobre o ensino das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, nas respectivas áreas em que atuam. Mesmo com a criação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira na Educação Básica, a luta por uma educação para Relações Étnico-Raciais, ainda se constitui tanto quanto desafiadora, principalmente no que tange o processo de formação de professores. Por outro lado, a existência de alguns Projetos ou grupos de pesquisa, tem possibilitado aos estudantes em processo de formação, o envolvimento com essas discussões dentro desses espaços de formação. Nesta pesquisa, destacaremos o caso do Programa de Educação Tutorial - Afirmação, realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no Centro de formação de professores – CFP. Diante disso, este trabalho se norteia sobre os seguintes aportes teóricos: Fontana (2005), Freire (1997, 2016), Gomes, (2001, 2005, 2007), Hooks(1995), Libâneo (2010, 2006), Munanga (2008, 2004), Santos (2017, 2009), Santos(2005), Schwarcz (2012), Zago (2006), dentre outros intelectuais que discutem a temática. Esta pesquisa se faz qualitativa, sendo utilizada como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada direcionada a quatro professoras, alunas egressas do Programa de Educação Tutorial – PET Afirmação. Por meio das experiências das professoras, fez-se possível perceber que o programa PET Afirmação pode contribuir em seus percursos formativos, possibilitando uma formação não só qualificada, que envolva o acesso às discussões sobre diversidade racial, como também pessoal, profissional e enquanto pesquisador, contribuindo para a constituição de educadores sensíveis ao trato com o ensino para as Relações Étnico-Raciais.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maicelma Maia-
dc.contributor.referee1Santos, Dyane Brito Reis-
dc.contributor.referee2Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.enTeaching of the racial-ethnic relationspt_BR
dc.subject.enResearch projectpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicept_BR
dc.subject.enTeachers - Trainingpt_BR
dc.subject.enTeaching practicespt_BR
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