Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: O Processo de ocupação do assentamento Bom Jesus - BA: os desafios dos professores (as) na educação inclusiva
Autor(es): Oliveira, Vanusa de Jesus
Orientador(a): Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
Membro(a) da banca: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Membro(a) da banca: Tavares, Aureliana da Silva
Referência: OLIVEIRA, Vanusa de Jesus. O processo de ocupação do assentamento Bom Jesus - BA: os desafios dos professores (as) na educação inclusiva, Amargosa-BA. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta informações sobre o processo de ocupação do Assentamento Bom Jesus e os desafios enfrentados pelos professores na Educação inclusiva no campo, com o objetivo de analisar como alguns problemas podem ser amenizados. Onde são considerados critérios estéticos e discursivos, no intuito de compreender, como se deu o processo de ocupação deste Assentamento e como os professores enfrentam esses desafios diante da sala de aula, bem como, discutir coletivamente, a importância de refletir sobre os problemas encontrados durantes esses anos de vivências e resistência dos companheiros assentados e acampados, que se fez e se faz presente dentro do Assentamento. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é compreender a importância do processo de ocupação e os desafios dos professores na educação inclusiva neste Assentamento, fazendo uma retrospectiva desde 2004 até aos anos atuais, refletindo como o Assentamento Bom Jesus pode contribuir no processo de informações coletivas, buscando conhecimentos coletados juntos com os companheiros assentados e acampados. Tendo em vista o processo de ocupação dos companheiros/as enfrentado disputas e lutas, por um pedaço de terra, para sustentar seus filhos e produzir alimentos saudáveis, proporcionando uma Educação do Campo de qualidade, e um ambiente seguro, para os “sem-terrinhas” do Assentamento. Em suma, a pesquisa aponta que a participação dos companheiros/as é de extrema importância para a contribuição coletiva no processo de construir e reconstruir a história do Assentamento Bom Jesus, buscando professores qualificados que atuam na área da reforma agrária para assim, fomentar o crescimento de todos em sala de aula. A intenção é que esta investigação forneça subsídios sobre o tema em questão, trazendo contribuições significativas que possam promover propostas de apoio, para que outras pessoas possam ter acesso e conhecer como se deu o processo de ocupação do Assentamento Bom Jesus e os desafios encontrados dentro da sala de aula nesse local e suas diversidades.
Palavras-chave: Educação do campo
Educação inclusiva
Comunidade - Assentamento
Resumo em inglês: This monographic work presents information about the occupation process of the Bom Jesus Settlement and the challenges faced by teachers in inclusive education in the countryside. Where aesthetic and discursive criteria were considered, in order to understand how the process of occupying this Settlement took place and how teachers face these challenges in the classroom, as well as collectively discussing the importance of reflecting on the problems encountered during these years of experiences and resistance of fellow settlers and campers, which was and is present within the Settlement. In this sense, the objective of this work is to understand the importance of the occupation process and the challenges faced by teachers in inclusive education in this Settlement, looking back from 2004 to the present year, reflecting how the Bom Jesus Settlement can contribute to the process of collective information , seeking knowledge collected together with fellow settlers and campers. Bearing in mind the process of occupation of the companions, they faced disputes and struggles, for a piece of land, to support their children and produce healthy food, providing quality Rural Education, and a safe environment, for the“landless” of the Settlement. In short, the research points out that the participation of companions is extremely important for the collective contribution in the process of building and rebuilding the history of the Bom Jesus Settlement, seeking qualified teachers who work in the area of agrarian reform to thus contribute to growth of everyone in the classroom. The intention is that this investigation provides information on the topic in question, bringing significant contributions that can promote support proposals, so that other people can have access and learn about how the process of occupation of the Bom Jesus Settlement took place and the challenges encountered within the classroom in this location and its diversities.
Palavras-chave em inglês: Educação do campo
Inclusive education
Community - Settlement
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 17-Jul-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-27T19:49:22Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3709
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