Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3703
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Uso da história das ciências em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático
Autor(es): Correia, Jussara da Cruz Barbosa
Orientador(a): Silva, Patrícia Pettitinga
Membro(a) da banca: Ferreira, Rosilda Arruda
Membro(a) da banca: Ribeiro, Gabriel
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a História das Ciências (HC) tem sido abordada em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Para isto, foram definidas categorias relacionadas ao uso da HC para a análise de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovada pelo PNLD do Ensino Médio, sendo essas, relação a presença de conteúdo histórico; à maneira como a História das Ciências é abordada; tópicos da História das Ciências apresentados. A partir desse estudo, foi possível perceber a importância do uso da História das Ciências nos livros didáticos, uma vez que esta proporciona reflexões quanto ao modo de se pensar sobre ciências.
Palavras-chave: Ciências da Natureza - Ensino médio
História das ciências
Livro didático
PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático)
Resumo em inglês: This research aims to analyze how the History of Sciences (HC) has been approached in textbooks on Natural Sciences and its Technologies approved by the National Book and Didactic Material Program (PNLD). For this, categories related to the use of HC were defined for the analysis of a collection of textbooks on Natural Sciences and their Technologies approved by the High School PNLD, these being, in relation to the presence of historical content; the way in which the History of Science is approached; topics from the History of Sciences presented. From this study, it was possible to perceive the importance of using the History of Science in textbooks, since it provides reflections on the way of thinking about science.
Palavras-chave em inglês: Natural Sciences - High School
History of science
Textbook
PNLD (National Book and Teaching Material Program)
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 12-Dez-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-27T19:04:34Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3703
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso_Historia_Ciencias_TCC_2022 (2).pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.