Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Magno Nogueira-
dc.date.accessioned2024-09-27T18:09:55Z-
dc.date.available2024-09-27T18:09:55Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3701-
dc.description.abstractWith the increasing access to high school and the growing number of students getting in, the teaching institutions have themselves receiving different students either in social or psychological status. For that matter, the research in hand unravels as a portrait of the reality of an student within the Autism Spectrum Disorder (ASD) and its experience in the Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), taking in consideration its specificities, them being on the legal support, with inclusion policies predicted by law or stipulated by the teaching instituition. As well as taking in consideration its biological and social condition as a neurodivergent person. And for that the research is built in a autobiographical approach, where the researcher experiences are largely considered as a strong source and tool of analysis of the studied reality, once that the living experiences of the researcher build an unique authority in the matter since the data are considered from its memories and its daily life then used as real comparison from what is shown in the literature as base of information. In this sense, the report presented here highlights experiences that deserve reflection on improving the conditions that are established within the inclusive proposal, which is desired within the university, mainly regarding the lack of continuing training for teachers and other members of the academic community, in order to better serve neurodiverse students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurodiversidade - Proposta inclusivapt_BR
dc.subjectTEA (Transtorno do espectro autista)pt_BR
dc.subjectPesquisa autobiográficapt_BR
dc.subjectUFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) - Políticas de inclusãopt_BR
dc.titleNarrativas autobiográficas de um professor de Biologia em formação com transtorno do espectro autista numa Universidade Públicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoCom o aumento do acesso ao ensino superior e com o crescente número de estudantes ingressantes, as instituições de ensino se veem recebendo estudantes diferentes em questões sociais e psicológicas. Pensando sobre isso, o presente trabalho se desenvolve como forma de retratar a realidade de um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em sua trajetória formativa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), considerando suas especificidades, seja por apoio legislativo, com políticas de inclusão previstas por lei ou estipuladas pela instituição de ensino, bem como considerando sua condição biológica e social como indivíduo neurodivergente. Para isso, a pesquisa se constrói em uma abordagem de pesquisa qualitativa de tipologia autobiográfica, onde as experiências do pesquisador são amplamente consideradas como fonte e ferramenta de análise da realidade em questão, uma vez que a vivência do mesmo pressupõe uma posição única de autoridade, onde os dados são considerados a partir de suas memórias e de seu cotidiano e usados como comparativo real do que é apresentado nas literaturas como base de informação. Neste sentido, o relato aqui apresentado evidencia vivências que merecem uma reflexão acerca da melhoria das condições que se estabelecem dentro da proposta inclusiva, que se deseja no âmbito da universidade, principalmente no tocante a falta de formação continuada para professores e demais membros da comunidade acadêmica, a fim de melhor atender aos estudantes neurodiversos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3159739868073265pt_BR
dc.contributor.referee1Siqueira, Anderson Rafael Lourenço e-
dc.contributor.referee2Silva, Neilton da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enNeurodiversity - Inclusive proposalpt_BR
dc.subject.enASD (Autism spectrum disorder)pt_BR
dc.subject.enAutobiographical researchpt_BR
dc.subject.enUFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia) - Inclusion policiespt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas_Autobiograficas_Professor_TCC_2022.pdf962,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.