Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3698
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | A Presença indígena na UFRB: estudo sobre ingresso e permanência dos/as estudantes indígenas no centro de formação de professores da UFRB |
Autor(es): | Matos, Edicarla Sulino |
Orientador(a): | Silva, Fátima Aparecida |
Membro(a) da banca: | Givigi, Ana Cristina Nascimento |
Membro(a) da banca: | Dornelles, Priscila Gomes |
Referência: | MATOS, Edicarla Sulino. A Presença indígena na UFRB: estudo sobre ingresso e permanência dos/as estudantes indígenas no centro de formação de professores da UFRB, Amargosa-BA. 2018. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | A presente monografia propõe-se a abordar aspectos acerca do acesso e da permanência dos estudantes indígenas no Ensino Superior, tendo em vista especificamente a realidade do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para tanto, serão tratados elementos do histórico da Educação Indígena no decorrer do tempo, fazendo-se uma análise dos principais relatos históricos, principalmente a partir da Constituição de 1988, e serão realizadas análises no Edital nº08/2015 de abril de 2015, através do qual foram obtidos dados e informações sobre a entrada dos estudantes indígenas na Instituição. A temática envolvendo o ingresso e a permanência desses estudantes no Ensino Superior é de grande relevância para a sociedade, visto que as origens do povo brasileiro estão diretamente ligadas à história dos povos indígenas. Através de suas militâncias constantes, os indígenas aos poucos começaram a ser vistos como parte da sociedade, sendo inseridos principalmente no ambiente escolar, através de lutas por direitos a uma qualidade de vida melhor e respeito para seus povos. A partir desse contexto, daremos ênfase aos estudos dos/as seguintes pesquisadores/as: Luis Donizetti Benzi Grupioni (1996), Gersem dos Santos Luciano - Baniwa, LIMA, Antônio Carlos de Souza (2007, 2010, 2014), Luis Roberto de Paula, Renata Gérard Bondim, entre outros. Espera-se que, com os resultados desta pesquisa, seja possível trazer maior visibilidade ao tema, a fim de que seja possível a melhoria e os avanços sociais no que tange à valorização da cultura indígena, inclusive ressaltando o papel do Ensino Superior nesse processo. |
Palavras-chave: | Ensino superior Indígenas Permanência Professores - Formação |
Resumo em inglês: | This monograph aims to address aspects about the access and permanence of indigenous students in Higher Education, specifically in view of the reality of the Teacher Training Center (CFP) of the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). In order to do so, elements of the history of Indigenous Education will be dealt with over time, with an analysis of the main historical accounts, especially as of the Constitution of 1988, and analyzes will be carried out in the Edict nº 08/2015 of april 2015, through which data and information about the entry of indigenous students into the Institution were obtained. The subject of enrollment and the permanence of these students in Higher Education is of great relevance to society, since the origins of the brazilian people are directly related to the history of the indigenous peoples. Through their constant militancy, the indigenous gradually began to be seen as part of society, being inserted mainly in the school environment, through struggles for rights to a better quality of life and respect for their peoples. From this context, we will emphasize the studies of the following researchers: Luis Donizetti Benzi Grupioni (1996), Gersem dos Santos Luciano - Baniwa, LIMA, Antônio Carlos de Souza (2007, 2010, 2014), Luis Roberto de Paula, Renata Gérard Bondim, among others. It is hoped that, with the results of this research, it will be possible to bring greater visibility to the theme, so that improvement and social progress can be made with respect to the valorization of indigenous culture, including highlighting the role of Higher Education in this process. |
Palavras-chave em inglês: | Higher education Indigenous people Permanence Teachers - Training |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 12-Mar-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-27T14:51:41Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3698 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Presenca_Indigena_Ufrb_TCC_2018.pdf | 802,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.