Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3676
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Os Sentidos da escola para os estudantes da educação de jovens e adultos: entrelaçando motivações, expectativa e desejos nas vozes dos sujeitos |
Autor(es): | Oliveira, Patricia Guedes de |
Orientador(a): | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Barbosa, Irenilson de Jesus |
Membro(a) da banca: | Souza, Maria Nilda dos Santos |
Referência: | OLIVEIRA, Patricia Guedes de. Os sentidos da escola para os estudantes da educação de jovens e adultos: entrelaçando motivações, expectativa e desejos nas vozes dos sujeitos, Amargosa-BA. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma reflexão para intender os motivos que levaram os estudantes a se afastarem da escola e refletir a respeito das causas que os fizeram retornar. Tem como objetivo Compreender os sentidos da escola para os estudantes da EJA. A pesquisa teve como referência empírica uma Escola Municipal de Milagres – Bahia, situada no distrito de Tartarugas que fica há 22 km da sede do município. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por 3 estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Assim, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo e utilizando como técnicas de recolha de dados, a entrevista semiestruturada, realizada com os estudantes. Em toda a pesquisa a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente nos estudos de Freire (2010), Paiva (2004), Moreno (2007), Oliveira (2010), Bello (1993), Barbosa (2004), entre outros que contribuíram com estudos e reflexões sobre a temática. Pelos dados e análises realizadas foi possível perceber que os sujeitos da pesquisa passaram por diversas dificuldades que os impediram de estudar na idade apropriada. A pesquisa evidencia que esses preconceitos ocorreram por conta da insuficiência de conhecimentos que são estabelecidos pela sociedade. Aponta, ainda, para a necessidade de outros estudos acerca deste tema para que sejam debatidos com mais profundidade a partir dos relatos presentes nas narrações dos sujeitos desta pesquisa. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos - EJA Educação - Pesquisa Bahia - Município de Milagres |
Resumo em inglês: | This Course Conclusion Work consists of a reflection to understand the reasons that led the students to move away from the school and to reflect on the causes that made them return. It aims to Understand the meanings of the school for the students of the EJA. The research had as empirical reference a Municipal School of Miracles - Bahia, located in the district of Tartarugas that is 22 km from the headquarters of the municipality. The subjects of the research were made up of 3 students of Youth and Adult Education. Thus, a research with a qualitative approach, of the field study type and using as data collection techniques, the semistructured interview was carried out with the students. In all the research the theoretical and conceptual approach was based, mainly in the studies of Freire (2010), Paiva (2004), Moreno (2007), Oliveira (2010), Bello (1993), Barbosa (2004) among others that contributed with studies and reflections on the subject. From the data and analyzes performed it was possible to perceive that the subjects of the research had several difficulties that prevented them from studying at the appropriate age. The research shows that these prejudices occurred due to the lack of knowledge that are established by society. It also points to the need for other studies on this topic to be discussed in more depth from the reports in the narratives of the subjects of this research. |
Palavras-chave em inglês: | Youth and adult education - YAE Education - Research Bahia - Municipality of Milagres |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 21-Fev-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-26T18:41:43Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3676 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sentidos_Escola_Estudantes_TCC_2019.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.