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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3671
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O Rio Paraguaçu como uma questão sociocientífica para o ensino de Zoologia |
Autor(es): | Silva, Monique Santos da |
Orientador(a): | Guidelli, Gislaine |
Membro(a) da banca: | Melo, Pedro Nascimento |
Membro(a) da banca: | Santos, Marcos Roberto Rossi dos |
Resumo: | A Zoologia é o estudo da vida animal e, no ensino, integra-se às Ciências no Ensino Fundamental e à Biologia no Ensino Médio. O ensino de Zoologia encontra inúmeras dificuldades como escassez de equipamentos e recursos, tornando as aulas abstratas, sem experimentação e distantes da realidade dos estudantes. Ecossistemas aquáticos podem ser explorados para o ensino dos conteúdos de Zoologia, trazendo questões que auxiliem na compreensão de diferentes táxons de animais. Apesar disso, idas a campo envolvem recursos financeiros, sendo quase sempre inviáveis. Municípios localizados às margens ou nas proximidades de corpos d’água, podem oferecer esses recursos como temas centralizadores do processo de ensino e aprendizagem, usando a contextualização de temas da Biologia. O presente trabalho tem como objetivos conhecer as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de Biologia do Ensino Médio em municípios do Recôncavo da Bahia, banhados pela Bacia do Rio Paraguaçu, como forma de analisar se esses abordam o rio como tema para o ensino de conteúdos de Zoologia. Objetiva-se ainda oferecer proposta de Questão Sociocientífica (QSC) centrada no Rio Paraguaçu e corpos d’água adjacentes para estudo de temas da Zoologia. Numa abordagem qualitativa, os professores foram indagados através de um questionário eletrônico viaGoogle Forms. Os dados revelaram que, dentre as ferramentas mais utilizadas nas aulas, a lousa/quadro branco é a mais frequente. Apesar do Rio Paraguaçu ser pouco utilizado como instrumento pedagógico, 80% dos participantes desta pesquisa atribuem como indispensável contextualizar os conteúdos de Zoologia com situações e/ou exemplos presentes no cotidiano dos estudantes, tais como aqueles ligados ao Rio Paraguaçu. Os resultados ainda demonstram que a maioria dos participantes da pesquisa conhecem as QSCs, mas apenas 20% deles, utilizam-nas em suas aulas. Com o intuito de difundir o conhecimento sobre QSC e trazer a realidade do estudante para o ambiente formal de ensino foi elaborada uma QSC sobre a pesca no Rio Paraguaçu. Como material adicional, foi produzido um vídeo informativo sobre QSC. Com os estudos realizados, foi possível perceber que a utilização de QSC no ensino pode ser uma opção viável para abordar o Rio Paraguaçu e sua fauna e proporcionar aos estudantes uma aprendizagem mais contextualizada e problematizadora. |
Palavras-chave: | Ensino de Zoologia Proposta pedagógica - Estudo, ensino e aprendizagem Recursos naturais locais Questão sociocientífica Bacia do Rio Paraguaçu (BA) |
Resumo em inglês: | Zoology is the study of animal life and, in teaching, is integrated with Science in Elementary School and with Biology in High School. The teaching of Zoology encounters numerous difficulties such as scarcity of equipment and resources, making the classes abstract, without experimentation and far from the reality of the students. Aquatic ecosystems can be explored to teach Zoology content, raising questions that help in the understanding of different animal taxa. However, field trips involve financial resources and are almost always unfeasible. Municipalities located on the banks or near water bodies can offer these resources as central themes in the teaching and learning process, using the contextualization of Biology topics. The present work aims to learn about the teaching practices used by high school Biology teachers in municipalities of the Recôncavo da Bahia, bordering the Paraguaçu River basin, in order to analyze whether they approach the river as a theme for teaching Zoology contents. for a Socioscientific Question (SSI) centered on the Paraguaçu River and adjacent water bodies for the study of Zoology topics. In a qualitative approach, teachers were surveyed through an electronic questionnaire via Google Forms. The data revealed that, among the tools most used in the classes, the blackboard/whiteboard is the most frequent. Although the Paraguaçu River is little used as a pedagogical tool, 80% of the participants of this research consider it indispensable to contextualize the Zoology contents with situations and/or examples present in the students' daily lives, such as those related to the Paraguaçu River. The results also show that most of the research participants know about the SSIs, but only 20% of them use them in their classes. In order to spread the knowledge about SSI and bring the student's reality to the formal teaching environment, a SSI about the fishing in the Paraguaçu River was elaborated. As additional material, an informative video on SSI was produced. With the studies carried out, it was possible to realize that the use of SSI in education can be a viable option to address the Paraguaçu River and its fauna and provide students with a more contextualized and problematizing learning. |
Palavras-chave em inglês: | Teaching Zoology Pedagogical proposal - Study, teaching and learning Local natural resources Socio-scientific issue Paraguaçu River Basin (BA) |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 21-Set-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-26T16:58:56Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3671 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
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