Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3670
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Passos, Romilza de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T16:39:28Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T16:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3670 | - |
dc.description.abstract | The affiliation process is a fundamental theme to understanding how the university students of popular origin, mostly black, manage to appropriating the codes and rites of academic life, which underlies a condition necessary for success at the top level. From this way of appropriation, they start to have a notion of institutional belonging and to build a clearer idea about its connection with the course and the requirements for the academic, scientific, political and critical development, through the relationships that they establish with the different actors with whom it dialogues, teaches and learns. The aim of this study was to investigate the perceptions of black students enrolled in the Degree in Biology at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB) about their affiliation process and the challenges they face to remain until completion of the course. Authors such as Coulon (2008), Carraro (2009), Paivadi (2015) and Zago (2006) were the main theoretical references, in addition to others that supported the discussion. The study approach is qualitative in nature descriptive-exploratory type, with autobiographical inspiration, being the instruments of collection: online questionnaire and narrative interview. In relation to data analysis, Bardin's (2011) content analysis methodology was used. You survey results showed that students go through numerous difficulties since entering university, and their main difficulties are and to reconcile his new study routine with other activities. Were pointed out some strategies, such as help from family members and construction of study schedule, to deal with academic and personal demands. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Afiliação - Estudantes universitários negros | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior - Vida acadêmica | pt_BR |
dc.subject | UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) | pt_BR |
dc.title | Processo de afiliação dos estudantes negros da Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia: entre desafios e estrátegias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo de afiliação é uma temática fundamental à compreensão de como os estudantes universitários de origem popular, em sua maioria negros, conseguem se apropriar dos códigos e dos ritos da vida acadêmica, que subjaz uma condição necessária para a obtenção do sucesso no nível superior. A partir desse modo de apropriação, eles passam a ter uma noção de pertencimento institucional e a construir uma ideia mais clara acerca da sua vinculação com o curso e das exigências para o desenvolvimento acadêmico, cientifico, político e crítico, através das relações que estabelecem junto aos diferentes atores com os quais dialoga, ensina e aprende. Objetivou-se nesse estudo, investigar as percepções dos estudantes negros matriculados na Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sobre o seu processo de afiliação e os desafios que enfrentam para permanecer até a conclusão do curso. Autores como Coulon (2008), Carraro (2009), Paivadi (2015) e Zago (2006) foram as principais referências teóricas, além de outros que subsidiaram a discussão. A abordagem do estudo é de natureza qualitativa do tipo descritiva-exploratória, sendo os instrumentos de coleta: questionário online e entrevista narrativa. Em relação à análise de dados, utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes passam por inúmeras dificuldades desde sua entrada na universidade, entre as principais estão as financeiras e conciliar sua nova rotina de estudos com demais atividades. Foram apontadas algumas estratégias, tais como ajuda de familiares e construção de cronograma de estudos, para dar conta das demandas acadêmicas e pessoais. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Neilton da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6093440947102931 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Janete dos | - |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Rosilda Arruda | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Affiliation - Black university students | pt_BR |
dc.subject.en | Teachers | pt_BR |
dc.subject.en | Higher education - Academic life | pt_BR |
dc.subject.en | UFRB (Federal University of Recôncavo da Bahia) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo_Filiacao_Estudantes_TCC_2021.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.