Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMenezes, Mônica Dantas de-
dc.date.accessioned2024-09-25T22:09:11Z-
dc.date.available2024-09-25T22:09:11Z-
dc.date.issued2018-08-28-
dc.identifier.citationMENEZES, Mônica Dantas de. Da leitura de mundo à leitura da palavra: os impactos da conquista da alfabetização na vida dos jovens, adultos e idosos, Amargosa-BA. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3648-
dc.description.abstractThis monograph entitled “From world reading to word reading: the impacts of conquest of alphabetization in the life of young, adults and elderly people” has as main objective to know which impacts in personal and social daily lives of the young, adults and elderly people were perceived from appropriation of reading and writing and consolidation of alphabetization and literacy. Thus, it configures as a qualitative and field research one which data were collected through participant observation, questionnaire and a semi-structured interview with informants from I Segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos in a public school in the town of Amargosa-Bahia. It is theoretically supported by classical and contemporary authors who study the mentioned line of research, namely: Freire (1987, 2000); Arroyo (2007, 2017); Tfouni (2006) Soares (2002, 2017, 2018); Andrade (2011); Mortatti (2006); Gadotti (2011); Alvares (2012); Haddad and Di Pierro (2000); Gil (2008); Minayo (2012); Lükde and André (1986); Demo (1998); Bardin (1977); Paiva (1973) and others who supported with studies and reflections about the subject. Thus, the analyzed data from the narratives of the surveyed informants allow us to consider there were significant impacts in their lives from the moment which they appropriated from reading and writing and they passed to utilize them socially, and culminating in the consolidation of alphabetization and literacy. Furthermore, this research still allows propositions for the continuity of pertinent investigations about the subject in question.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.titleDa Leitura de mundo à leitura da palavra: os impactos da conquista da alfabetização na vida dos jovens, adultos e idosospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia, intitulada “Da leitura de mundo à leitura da palavra: os impactos da conquista da alfabetização na vida dos jovens, adultos e idosos”, tem como objetivo geral conhecer quais impactos no cotidiano pessoal e social dos jovens, adultos e idosos foram percebidos a partir da apropriação da leitura e da escrita e consolidação da alfabetização e letramento. Deste modo, configura-se como uma pesquisa qualitativa e de campo, onde os dados foram coletados através da observação participante, questionário e entrevista semiestruturada com os sujeitos do I Segmento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em uma escola pública no município de Amargosa-BA. Respalda-se teoricamente em autores clássicos e contemporâneos da área que se debruçam na referida linha de pesquisa, a saber: Freire (1987, 2000...); Arroyo (2007, 2017); Tfouni (2006) Soares (2002, 2017, 2018); Andrade (2011); Mortatti (2006); Gadotti (2011); Alvares (2012); Haddad e Di Pierro (2000); Gil (2008); Minayo (2012); Lükde e André (1986); Demo (1998); Bardin (1977); Paiva (1973) entre outros que subsidiaram com estudos e reflexões sobre a temática. Destarte, os dados analisados a partir das narrativas dos sujeitos pesquisados nos autorizam considerar que houve impactos significativos em suas vidas, a partir do momento em que se apropriaram da leitura e da escrita e passaram a utilizá-las socialmente, culminando na consolidação da alfabetização e letramento. Não obstante, a pesquisa ainda possibilita proposições para a continuidade de investigações pertinentes sobre a temática em pauta.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Silva, Erica Bastos da-
dc.contributor.referee2Orrico, Nanci Rodrigues-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
dc.subject.enEducation for young, adults and elderly peoplept_BR
dc.subject.enAlphabetizationpt_BR
dc.subject.enLiteracypt_BR
dc.subject.enReading and writingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura_Mundo_Leitura_TCC_2018.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.