Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3614
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Adelson Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T17:29:49Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T17:29:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adelson Vieira. A Pedagogia repensada à luz do conceito de psicagogia de Foucault, Amargosa-BA. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso ‒ Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia, Conhecimento e Educação ‒, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3614 | - |
dc.description.abstract | In this article, linked to Foucaultian Studies, it is proposed to think about Education from the terms Pedagogy and Psychogogy. It takes psychagogy as the process of transmitting a truth through which a subject seeks to modify the way of being of the one to whom he is addressed. It will provide an epistemological turn on the possibilities of updating pedagogical practices, in view of the ethical need to apprehend, from the perspective of selfcare, the formative processes in the relationship between the subject, truth and subjectivation, which will serve as a basis for establish a way of thinking and proposing human formation. In the meantime, we seek to explain some contributions from authors who have already thought about theoretical elements of this theme that, anchored in the perspective of the ethics of Self Care in the relationship, collaborate in fostering psychological thinking in the teaching and learning process, establishing bases that corroborate with the formation of the critical subject and the modifications of educational spaces. And through them they demonstrate the voice of having a composition that emerges for the proposition of psychagogy today. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Psicagogia | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Foucault, Michel. 1926 - 1984 | pt_BR |
dc.title | A Pedagogia repensada à luz do conceito de psicagogia de Foucault | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo, vinculado aos Estudos Foucaultianos, tem-se como proposta pensar a Educação a partir dos termos Pedagogia e Psicagogia. Toma a psicagogia como o processo de transmissão de uma verdade por meio do qual um sujeito busca modificar a maneira de ser daquele a quem se dirige. Ela proporcionará uma guinada epistemológica sobre as possibilidades de atualização das práticas pedagógicas, tendo em vista a necessidade ética de apreender, na perspectiva do cuidado de si, os processos formativos na relação entre o sujeito, a verdade e a subjetivação, que servirá de base para estabelecer um modo de pensar e de propor a formação humana. Nesse ínterim, busca-se explanar algumas contribuições de autores que já pensaram sobre elementos teóricos dessa temática que, ancorados na perspectiva da ética do Cuidado de Si na relação, colaboram na fomentação do pensar o psicagógico no processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo bases que corroborem com a formação do sujeito crítico e as modificações dos espaços educativos. E por meio delas demonstrar a relevância de haver uma composição que desponte para a proposição de psicagogias na atualidade. | pt_BR |
dc.degree.level | Especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Ricardo Henrique Resende de | - |
dc.contributor.referee1 | Zunino, Pablo Enrique Abraham | - |
dc.contributor.referee2 | Temple, Giovana Carmo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Conhecimento e Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject.en | Ethic | pt_BR |
dc.subject.en | Psychology | pt_BR |
dc.subject.en | Hermeneutics | pt_BR |
dc.subject.en | Education | pt_BR |
dc.subject.en | Foucault, Michel. 1926 - 1984 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Especialização em Filosofia, Conhecimento e Educação (EaD) - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia_Repensada_Luz_TCC_2023.pdf | 852,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.