Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3613
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Najara da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T17:12:30Z | - |
dc.date.available | 2024-09-24T17:12:30Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Najara da Silva. O Processo de avaliação da aprendizagem em classes multisseriadas, Amargosa-BA. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3613 | - |
dc.description.abstract | This monograph presents the results of a research that investigated the school assessment process of a multi-grade class in a school located in the rural area of a city in the interior of Bahia. The aim was to analyze and highlight the importance of school assessment as an essential pedagogical situation for the achievement of learning. Thus, this is a qualitative research, whose starting question was: how does the assessment process take place in a school, whose only classroom (in the multi-grade format) covers G4 (group of students aged 4 in Early Childhood Education) to the 5th grade of Elementary School? Given the diversity of the audience in this classroom, we are interested in knowing the teacher's assessment practice in such a diverse environment. In view of this, the research was carried out in two stages: the first consisted of a bibliographic survey on the subject and the second involved the collection and analysis of data in the field, using a qualitative approach through observations of the moments of the assessment practices carried out by the teacher and a semi-structured interview with her. The results showed us that assessment practices are based on standardization that is decontextualized from the reality of the classroom, although the teacher strives to adopt a more continuous approach. Among other points, the overload faced by the teacher stands out, as she deals with a comprehensive multi-grade class without the necessary support, which ends up hindering the ability to effectively meet the individual needs of the students. It is hoped that this research will help teachers to reflect on their practices from an emancipatory and collaborative assessment perspective for the teaching and learning processes, as well as on how to assess the performance of students at different levels of development in such a specific form of organization, such as a multi-grade class. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Classes multisseriadas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | O Processo de avaliação da aprendizagem em classes multisseriadas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico apresenta resultados de uma pesquisa que investigou o processo de avaliação escolar de uma classe multisseriada em uma escola localizada na zona rural de uma cidade do interior da Bahia. Buscou-se analisar e destacar a importância da avaliação escolar como situação pedagógica essencial para a concretização da aprendizagem. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja pergunta de partida foi: de que forma acontece o processo de avaliação em uma escola, cuja sua única sala de aula (no formato multisseriado) abrange do G4 (grupo de alunos de 4 anos da Educação Infantil) ao 5º ano do Ensino Fundamental? Dada a diversidade do público dessa sala, interessou-nos conhecer a prática avaliativa da professora em um ambiente tão diverso. Diante disso, a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira consistiu em um levantamento bibliográfico sobre o tema e a segunda envolveu a coleta e análise de dados em campo, utilizando uma abordagem qualitativa por meio de observações dos momentos das práticas avaliativas realizadas pela professora e entrevista semi-estruturada com a mesma. Os resultados nos mostraram que as práticas avaliativas são baseadas em padronização descontextualizadas da realidade da sala de aula, embora a professora se esforce para adotar uma abordagem mais contínua. Dentre outros pontos, destaca-se a sobrecarga enfrentada pela professora, que lida com uma turma multisseriada abrangente sem o suporte necessário, o que acaba prejudicando a capacidade de atender de forma eficaz às necessidades individuais dos estudantes. Espera-se que esta pesquisa ajude os professores a refletirem sobre suas práticas numa perspectiva avaliativa emancipadora e colaboradora para os processos de ensino-aprendizagem, bem como sobre a forma de avaliar o desempenho dos alunos em diferentes níveis de desenvolvimento numa forma de organização tão específica, como se trata a classe multisseriada. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Alessandra | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Luana Patrícia Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Learning evaluation | pt_BR |
dc.subject.en | Multigrade classes | pt_BR |
dc.subject.en | Pedagogical practices | pt_BR |
dc.subject.en | Teaching practices | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Processo_Avaliacao_Aprendizagem_TCC_2024.pdf | 486,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.