Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3607
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: As contribuições da família na aprendizagem da criança em processo de alfabetização no Ensino Fundamental I
Autor(es): Oliveira, Rosemeire de Jesus Nascimento
Orientador(a): Oliveira, Sirlândia Reis de
Coorientador(a): Tavares, Aureliana da Silva
Membro(a) da banca: Souza, Fernanda Cristina de
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: OLIVEIRA, Rosemeire de Jesus Nascimento. As contribuições da família na aprendizagem da criança em processo de alfabetização no ensino fundamental I, Amargosa-BA. 2024. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Resumo: O trabalho monográfico trata das contribuições fundamentais da família na aprendizagem da criança no processo de alfabetização no 1º Ano do Ensino Fundamental I, anos iniciais. Buscando analisar de que forma a família pode contribuir no desenvolvimento da aprendizagem da criança no processo de alfabetização, compreender possíveis relações entre família e o processo de alfabetização das crianças no Ensino Fundamental, perceber até que ponto a família pode contribuir para o processo de alfabetização das crianças e a relevância do acompanhamento da família no desenvolvimento da aprendizagem da criança no processo da alfabetização é o que enfatizamos ao longo dos estudos. A pesquisa está ancorada numa abordagem qualitativa exploratória que apresenta como análise dos dados a pesquisa de campo. Através da produção de dados, buscamos aplicar entrevistas com perguntas semiestruturadas. Os colaboradores do estudo foram cinco representantes das famílias de estudantes do ensino fundamental I e duas professoras alfabetizadoras atuantes em uma escola municipal na cidade de Amargosa- Ba. A base teórica foi composta por autores tais como Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1996), Vygotsky (1984), Magda Soares (2020), Andrade e Estrela (2016), esses autores contribuíram apresentado panoramas, teorias diferenciadas e enriquecendo ainda mais o trabalho. Os resultados reiteram que a participação da família no processo educacional dos filhos é significativa, assim sendo, é indispensável a parceria da escola com a família, ambos contribuem como um elo que aprimora e permite que a criança desenvolva as habilidades essenciais para um processo de alfabetização eficaz, conforme as propostas alcançadas através da leitura e escrita com autonomia, tornando-os cidadãos críticos. Consideraremos que, a partir do desenvolvimento da pesquisa, a participação da família em seu seio maior de complexidade e novas conjunturas sociais. favorece o desenvolvimento da criança no espaço escolar. Salientamos, na ocasião, que as estruturas sociais da família do século XXI, perpassam por viés de contemplação dos avanços da sociedade e respeitam nossa diversidade social e cultural.
Palavras-chave: Escola
Família
Ensino
Aprendizagem
Alfabetização
Resumo em inglês: The monographic work deals with the fundamental contributions of the family in the student's learning in the literacy process in the 1st year of Elementary School I. analyze how the family can contribute to the development of the child's learning in the literacy process Seeking to understand possible relationships between family and the literacy process of children in elementary school, how does the family's participation in the school life of children in the researched context happen? Understand to what extent the family can contribute to the children's literacy process and the relevance of the accompaniment of the family in the development of the student's learning in the literacy process is what we emphasize throughout the studies. The research is anchored in an exploratory qualitative approach that presents field research as data analysis. Through the production of data, we seek to apply interviews with semi-structured questions. The collaborators of the study were five representatives of the families of elementary school students and two active literacy teachers in a municipal school in the city of Amargosa, Bahia. The theoretical basis was composed of authors such as Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1996), Vygotsky (1984), Magda Soares (2020), Andrade and Estrela (2016), these authors contributed by presenting overviews, presenting different theories and further enriching the work. The results reiterate that the participation of the family in the educational process of the children is significant, therefore, the partnership between the school and the family is indispensable Both contribute to a link that enhances and allows the child to develop the essential skills for an effective literacy process, according to the proposals achieved through reading and writing with autonomy, becoming critical citizens. We consider that, from the development of the research, the participation of the family in its greater bosom of complexity and new social conjunctures comes to favor the development of the child in the school space. We stressed on the occasion that The social structures of the family in the twenty-first century are based on the perspective of contemplating the advances of society and respecting our social and cultural diversity.
Palavras-chave em inglês: School
Family
Teaching and learning
Literacy
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: Ago-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-24T16:49:15Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3607
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Contribuicoes_Familia_Aprendizagem_TCC_2024.pdf511,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.