Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3591
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Cintia Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-09-20T21:18:07Z-
dc.date.available2024-09-20T21:18:07Z-
dc.date.issued2023-05-23-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3591-
dc.description.abstractThis work aims to know the challenges experienced by student-workers, how they enter college education, how it remains, and what implications this double journey can bring during training. The theme aims to cooperate with the analysis of Brazilian reality concerning the higher education offered in the federal institution with the graduation course in the nighttime. For this purpose, 17 workers-students of the degree course in biology from the Federal University of Recôncavo da Bahia. For the theoretical foundation of this study, the ideas of authors who discuss the relationship between work and study, permanence, implications, and themes interconnected to this double journey were used, such as Abrantes (2012), Bittar (2006), Corrochano (2013), Costa e Dias (2015), Karl Marx (2010), Saviani (1994), Vargas, and Paula (2013). The research has a qualitative character, with a questionnaire composed of multiple choice and subjective questions, which brings narratives from student workers. Finally, it stands out from the responses obtained that working and studying is a challenging journey, having to articulate work and study, brings with it implications and a lot of physical and mental strain. Where most of the time the study is compromised by the precariousness of the time and dedication that it requires.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhador - Estudantept_BR
dc.subjectEnsino superior noturnopt_BR
dc.subjectAcesso e permanênciapt_BR
dc.subjectDesafios - Formação universitáriapt_BR
dc.titleA permanência do trabalhador estudante no curso de Licenciatura em Biologia da UFRBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTrabalhar e estudar faz parte da vida de diversas pessoas, em busca de qualificação profissional e melhores condições de vida, embora conciliar as duas atividades seja uma tarefa árdua. Este trabalho tem como objetivo conhecer os desafios vivenciados pelos trabalhadores estudantes, de que forma adentram no ensino superior, como permanecem e quais implicações essa dupla jornada pode trazer durante a formação. A temática visa cooperar para análise da realidade brasileira em relação ao ensino superior ofertado na instituição federal com o curso de graduação no período noturno. Para tanto, contou-se com a participação de 17 trabalhadores estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para fundamentação teórica deste estudo, foram utilizadas as ideias de autores que discorrem sobre a relação trabalho e estudo, permanência, implicações e temas interligados a essa dupla jornada tais como: Abrantes (2012), Bittar (2006), Corrochano (2013), Costa e Dias (2015), Karl Marx (2010), Saviani (1994) e Vargas e Paula (2013). A pesquisa possui caráter qualitativo, com questionário composto de questões de múltipla escolha e semiaberto que traz narrativas dos trabalhadores estudantes. Por fim, nota-se a partir das respostas obtidas que trabalhar e estudar é uma jornada desafiadora, ter que articular o trabalho e estudo traz consigo implicações e muitos desgastes físico e mental. Em que a maioria das vezes o estudo é comprometido pela precarização do tempo e dedicação que o mesmo exige.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674293059677682pt_BR
dc.contributor.referee1Almassy, Rosana Cardoso Barreto-
dc.contributor.referee2Damasceno, Lorena Lins-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enWorker - Studentpt_BR
dc.subject.enEvening higher educationpt_BR
dc.subject.enAccess and permanencept_BR
dc.subject.enChallenges - University educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Permanencia_Trabalhador_Estudante_TCC_2023.pdf20,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.