Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorCastro, Marília Moreira-
dc.date.accessioned2024-09-18T21:20:55Z-
dc.date.available2024-09-18T21:20:55Z-
dc.date.issued2021-09-20-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3557-
dc.description.abstractThe Youth, Adult and Elderly Education (know in Brazil by the Portuguese acronym, EJA(I)), it is a modality of Basic Education, for those who did not have access or were unable to continue their studies at the age considered regular and that present in their history social exclusion, caused by unemployment, low wages and precarious living conditions, conditions reinforced by the problem of illiteracy. In addition to these perceptions, it is important to highlight that over the years, the diversity of EJA(I)'s audience has been expanding, and this modality, which was mostly made up of adults, began to jointly serve the elderly and an increasingly younger public. Given this context, this study sought to analyze the EJA(I) curricular proposal for the teaching of Biology in State School Units in the city of Cruz das Almas-BA, Mangabeira-BA and Sapeaçu-BA. For this purpose, the qualitative approach, with a descriptive and exploratory nature, was assumed as the most adequate lens to understand the object of study, using document analysis and questionnaires as data collection instruments, applied to four professors who teach the discipline of Biology in EJA(I) classes in the 3rd formative time (High School) in the previously mentioned municipalities of Bahia’s recôncavo. The Data interpretation was based on categorical analysis, supported by the theoretical framework. The research results indicated that the national circular guidelines (know in Brazil by the Portuguese acronym, DCNs) for EJA do not present any curricular proposal for the Teaching of Biology in EJA(I), while the EJA(I) Policy of the State of Bahia presents a curricular organizer for this discipline. Regarding the organization of the contents, they are organized by areas of knowledge to reinforce the idea that teaching should take place in an interdisciplinary way and the offers of Teaching through Thematic Axes and Generating Themes, in order to promote dialogue between the students' life stories and work. It was unanimous that the contents selected by the teachers meet the particularities of EJA(I) students. Regarding the implementation of the curriculum, it was found that even teachers not fully following the curriculum prescribed in their practices, they meet some of its main requirements, even if unintentionally. Finally, it is inferred that the worked knowledge in EJA(I) must align with the lives of these students, and both the curricular documents and the educators must adapt to their specificities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologia - Formação de professorespt_BR
dc.subjectPlanejamento pedagógico - Educação básicapt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectEJA(I) (Educação de jovens, adultos e idosos)pt_BR
dc.subjectDCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais)pt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.subjectGovernador Mangabeira (BA)pt_BR
dc.subjectSapeaçu (BA)pt_BR
dc.titleO ensino de Biologia na educação de jovens, adultos e idosos - EJA(i): do currículo prescrito ao currículo em açãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação de Jovens, Adultos e Idosos EJA(I), é uma modalidade da Educação Básica, destinada àqueles que não tiveram acesso ou não conseguiram dar continuidade aos estudos na idade considerada regular e que apresentam em seu histórico a exclusão social, causada pelo desemprego, os baixos salários e as condições precárias de vida, condições reforçadas pelo problema do analfabetismo. Para além dessas percepções, é importante destacar, que no decorrer dos anos, a diversidade do público da EJA(I) vêm se ampliando, e essa modalidade que era constituída em sua maioria por adultos, passou a atender conjuntamente os idosos e um público cada vez mais jovem. Diante deste contexto, esse estudo buscou analisar a proposta curricular da EJA(I) para o ensino de Biologia nas Unidades Escolares Estaduais dos municípios de Cruz das Almas-BA, Governador Mangabeira-BA e Sapeaçu-BA. Para tanto, assumiu-se a abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório como as lentes mais adequadas à compreensão do objeto de estudo, utilizando-se da análise documental e dos questionários como instrumentos de coleta de dados, aplicados junto a quatro professores que lecionam a disciplina de Biologia em turmas da EJA(I) no 3o Tempo formativo (Ensino médio) dos municípios do Recôncavo Baiano anteriormente citados. A interpretação dos dados foi feita com base na análise categorial, subsidiada pelo referencial teórico. Os resultados da pesquisa indicaram que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a EJA não apresentam nenhuma proposta curricular para o Ensino de Biologia na EJA(I), enquanto a Política da EJA(I) do Estado da Bahia apresenta um organizador curricular para essa disciplina. Em relação a organização dos conteúdos, eles encontram-se organizados por áreas de conhecimento para reforçar a ideia de que o ensino deve ocorrer de forma interdisciplinar e as ofertas de Ensino através de Eixos Temáticos e Temas Geradores, com o intuito promover o diálogo entre as histórias de vida dos estudantes e o trabalho. Foi unânime, o fato de os conteúdos selecionados pelos professores atenderem às particularidades dos estudantes da EJA(I). Em relação a implementação do currículo, constatou-se, que mesmo os professores não seguindo integralmente o currículo prescrito em suas práticas, atendem a algumas de suas principais exigências, mesmo que involuntariamente. Por fim, infere-se que os saberes trabalhados na EJA(I) devem coadunar com a vida desses estudantes, devendo tanto os documentos curriculares, quanto os educadores se adequarem às suas especificidades.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Tatiana Polliana Pinto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674293059677682pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Neilton da-
dc.contributor.referee2Almassy Júnior, Alexendre Américo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enBiology Teaching - Teacher trainingpt_BR
dc.subject.enPedagogical planning - Basic educationpt_BR
dc.subject.enTeaching practicespt_BR
dc.subject.enEJA(I) (Education of young people, adults and the elderly)pt_BR
dc.subject.enDCNs (National Curricular Guidelines)pt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.subject.enGovernador Mangabeira (BA)pt_BR
dc.subject.enSapeaçu (BA)pt_BR
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