Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPG-RGV - Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais CCAAB - PPG-RGV - Artigos publicados em periódicos
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3547
Tipo de documento: Tese
Grau acadêmico: Mestrado Acadêmico
Título: Caracterização de genótipos de jabuticabeira com base Em descritores morfoagronômicos e moleculares.
Autor(es): Cruz, Elaine Silva Da
Orientador(a): Dantas , Ana Cristina Vello Loyola
Membro(a) da banca: Sagramento, Celio Kersul do
Membro(a) da banca: Pestana, Katia Nogueira
Resumo: RESUMO: A jabuticabeira (Plinia sp.) é uma fruteira nativa, de ampla ocorrência nos estados brasileiros, contudo, carece de conhecimento no que diz respeito à variabilidade genética da espécie. O objetivo deste estudo foi caracterizar genótipos de jabuticabeira localizados no Recôncavo da Bahia com base em descritores morfoagronômicos e moleculares, para avaliar a diversidade genética na espécie. Foram avaliados 35 genótipos de jabuticabeira em relação aos caracteres físicos, químicos e físico-químicos dos frutos. A análise descritiva dos dados revelou existência de variabilidade para a maioria das características avaliadas, sendo possível a formação de cinco grupos de diversidade genética, a partir da análise multivariada das características dos frutos. A relação entre sólidos solúveis e acidez, vitamina C e rendimento de polpa foram as variáveis que mais contribuíram para a divergência genética entre os genótipos avaliados. Em relação à caracterização molecular, foram utilizados 18 marcadores ISSR (Inter Simple Sequence Repeats - Sequências Simples Repetitivas Internas), obtendo-se uma média de 25,72 fragmentos polimórficos por iniciador. Foi detectada variabilidade genética entre os genótipos avaliados, com a formação de cinco grupos de diversidade genética. O algoritmo de Gower foi utilizado para a análise simultânea dos dados morfoagronômicos e moleculares possibilitando a formação de cinco grupos de diversidade genética. O marcador ISSR foi eficiente em detectar polimorfismo entre os genótipos de jabuticabeira, podendo ser utilizado na caracterização molecular de germoplasma e em futuros trabalhos de melhoramento genético na espécie. A utilização do algoritmo de Gower foi eficiente em expressar diferenças entre os genótipos avaliados na análise conjunta dos dados.
Palavras-chave: Diversidade genética
Análise multivariada
Gualidade de frutos
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais
Data do documento: Mai-2014
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-18T13:28:24Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3547
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - PPG-RGV - Artigos publicados em periódicos

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacao_Genotipos_Jabuticabeira_TESE_2014.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.