Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3543
Tipo de documento: Dissertação
Grau acadêmico: Mestrado Profissional
Título: Educação para as relações étnico-raciais no projeto político pedagógico de uma escola do campo localizada no distrito de Humildes em Feira de Santana / Bahia
Autor(es): Andrade, Maria Fernanda da Silva Pereira Santos de
Orientador(a): Santos, Frederik Moreira dos
Membro(a) da banca: Chagas, Rita de Cácia Santos
Membro(a) da banca: Diório, Ana Paula Inácio
Membro(a) da banca: Gonzaga, José Guilherme Franco
Resumo: O presente estudo analisa a promoção do ensino voltado para as relações étnico-raciais no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do campo, localizada no Distrito de Humildes na cidade de Feira de Santana/Bahia. Partiu de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e teve objetivos de cunhos exploratórios-descritivos, sendo o objetivo geral: analisar como a educação para as relações étnico-raciais é e ou está abordada no projeto político-pedagógico de uma escola do campo localizada no Distrito de Humildes em Feira de Santana/Bahia. As análises realizadas no PPP da escola do campo pesquisada tiveram a princípio o conhecimento sobre o que é um PPP, falando sobre o seu conceito, base legal e princípios norteadores, perpassando pelos elementos básicos e necessários a construção do mesmo até fazermos um apanhado geral do PPP da escola do campo pesquisada. Este por sua vez, analisado sobre o recorte da promoção do ensino voltado para o fortalecimento das relações étnico-raciais na escola do campo, trazendo a priori as discussões sobre a importância de se fazer a lei federal 11 645/08, que trata da obrigatoriedade do ensino nos currículos escolares de todas as escolas públicas e privadas do país com temas referentes a História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas. A pesquisa revelou que a abordagem das temáticas propostas pela lei 11 645/08 no PPP da escola do campo é de extrema importância a partir do momento que reflete o quanto a escola do campo está comprometida a superar os racismos e as colonialidades presentes nela bem como também demonstrou a importância da escola do campo reconhecer os sujeitos que são atendidos pela mesma e da importância de se oferecer um ensino pautado na educação do campo, trazendo o protagonismo dos sujeitos do campo para dentro dos aparatos didático-pedagógicos da instituição. Por fim, indicamos um Projeto Educativo como produto educacional a fim de difundir a promoção de um ensino voltado para o fortalecimento das relações étnico-raciais nas escolas do campo.
Palavras-chave: Relações étnico-raciais
Projeto político pedagógico
Escola do campo
Feira de Santana (BA)
Resumo em inglês: The present study analyzes the promotion of education focused on ethnic-racial relations in the Political-Pedagogical Project (PPP) of a rural school, located in the Humildes District in the city of Feira de Santana/Bahia. It started from a qualitative approach, of the descriptive type and had exploratory-descriptive objectives, the general objective being: to analyze how education for ethnic-racial relations is and or is addressed in the political-pedagogical project of a rural school located in the Humildes District in Feira de Santana/Bahia. The analyzes carried out in the PPP of the field school researched had, at first, the knowledge about what a PPP is, talking about its concept, legal basis and guiding principles, going through the basic and necessary elements for its construction until we make an overview of the PPP of the field school surveyed. This in turn, analyzed on the cut of the promotion of education aimed at strengthening ethnic-racial relations in rural schools, bringing a priori discussions about the importance of making federal law 11 645/08, which deals with the mandatory of teaching in the school curricula of all public and private schools in the country with themes related to Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture. The research revealed that the approach of the themes proposed by law 11 645/08 in the PPP of the rural school is extremely important from the moment it reflects how much the rural school is committed to overcoming the racism and colonialities present in it as well as also demonstrated the importance of the rural school to recognize the subjects that are served by it and the importance of offering a teaching based on rural education, bringing the role of rural subjects into the didactic-pedagogical apparatus of the institution. Finally, we indicate an Educational Project as an educational product in order to spread the promotion of teaching aimed at strengthening ethnic-racial relations in rural schools.
Palavras-chave em inglês: Ethnic-racial relations
Pedagogical political project
Country school
Feira de Santana (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Data do documento: 29-Jun-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-17T16:32:19Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3543
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - PPGECID - Dissertações

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relacoes_Etnico_Raciais_Dissertacao_2022.pdf876,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.