Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3543
metadata.dc.type: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Title: | Educação para as relações étnico-raciais no projeto político pedagógico de uma escola do campo localizada no distrito de Humildes em Feira de Santana / Bahia |
metadata.dc.creator: | Andrade, Maria Fernanda da Silva Pereira Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Frederik Moreira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Chagas, Rita de Cácia Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Diório, Ana Paula Inácio |
metadata.dc.contributor.referee3: | Gonzaga, José Guilherme Franco |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo analisa a promoção do ensino voltado para as relações étnico-raciais no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do campo, localizada no Distrito de Humildes na cidade de Feira de Santana/Bahia. Partiu de uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e teve objetivos de cunhos exploratórios-descritivos, sendo o objetivo geral: analisar como a educação para as relações étnico-raciais é e ou está abordada no projeto político-pedagógico de uma escola do campo localizada no Distrito de Humildes em Feira de Santana/Bahia. As análises realizadas no PPP da escola do campo pesquisada tiveram a princípio o conhecimento sobre o que é um PPP, falando sobre o seu conceito, base legal e princípios norteadores, perpassando pelos elementos básicos e necessários a construção do mesmo até fazermos um apanhado geral do PPP da escola do campo pesquisada. Este por sua vez, analisado sobre o recorte da promoção do ensino voltado para o fortalecimento das relações étnico-raciais na escola do campo, trazendo a priori as discussões sobre a importância de se fazer a lei federal 11 645/08, que trata da obrigatoriedade do ensino nos currículos escolares de todas as escolas públicas e privadas do país com temas referentes a História e Cultura Afro-brasileira e Indígenas. A pesquisa revelou que a abordagem das temáticas propostas pela lei 11 645/08 no PPP da escola do campo é de extrema importância a partir do momento que reflete o quanto a escola do campo está comprometida a superar os racismos e as colonialidades presentes nela bem como também demonstrou a importância da escola do campo reconhecer os sujeitos que são atendidos pela mesma e da importância de se oferecer um ensino pautado na educação do campo, trazendo o protagonismo dos sujeitos do campo para dentro dos aparatos didático-pedagógicos da instituição. Por fim, indicamos um Projeto Educativo como produto educacional a fim de difundir a promoção de um ensino voltado para o fortalecimento das relações étnico-raciais nas escolas do campo. |
Keywords: | Relações étnico-raciais Projeto político pedagógico Escola do campo Feira de Santana (BA) |
Abstract: | The present study analyzes the promotion of education focused on ethnic-racial relations in the Political-Pedagogical Project (PPP) of a rural school, located in the Humildes District in the city of Feira de Santana/Bahia. It started from a qualitative approach, of the descriptive type and had exploratory-descriptive objectives, the general objective being: to analyze how education for ethnic-racial relations is and or is addressed in the political-pedagogical project of a rural school located in the Humildes District in Feira de Santana/Bahia. The analyzes carried out in the PPP of the field school researched had, at first, the knowledge about what a PPP is, talking about its concept, legal basis and guiding principles, going through the basic and necessary elements for its construction until we make an overview of the PPP of the field school surveyed. This in turn, analyzed on the cut of the promotion of education aimed at strengthening ethnic-racial relations in rural schools, bringing a priori discussions about the importance of making federal law 11 645/08, which deals with the mandatory of teaching in the school curricula of all public and private schools in the country with themes related to Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture. The research revealed that the approach of the themes proposed by law 11 645/08 in the PPP of the rural school is extremely important from the moment it reflects how much the rural school is committed to overcoming the racism and colonialities present in it as well as also demonstrated the importance of the rural school to recognize the subjects that are served by it and the importance of offering a teaching based on rural education, bringing the role of rural subjects into the didactic-pedagogical apparatus of the institution. Finally, we indicate an Educational Project as an educational product in order to spread the promotion of teaching aimed at strengthening ethnic-racial relations in rural schools. |
metadata.dc.subject.en: | Ethnic-racial relations Pedagogical political project Country school Feira de Santana (BA) |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Issue Date: | 29-Jun-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-17T16:32:19Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3543 |
Appears in Collections: | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relacoes_Etnico_Raciais_Dissertacao_2022.pdf | 876,01 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.