Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3540
metadata.dc.type: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Title: | Identidade de gênero e sexualidade na formação de professores de educação física: os currículos instituídos na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) de 1997 a 2021 |
metadata.dc.creator: | Valadares, Aila Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Borghi, Idalina Souza Mascarenhas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Simone Brandão |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho aborda uma pesquisa de caráter qualitativo que busca compreender como as questões de identidade de gênero e sexualidade foram e são abordadas no currículo da licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. Para tal, quatro etapas foram seguidas, na primeira, num estudo bibliográfico com base nos artigos, teses e dissertações disponíveis do banco de dados da CAPES de 1997 a 2021, foi possível identificar que as discussões sobre a temática ainda são escassas, que poucos cursos especificam o trato de gênero e sexualidade em seus planos e que isso leva as/os futuras/os professoras/es de Educação Física a se sentirem despreparadas/os para tratar do tema nas escolas. Na segunda etapa, utilizando o método de análise temática de Bardin, foram analisados os currículos instituídos no curso de Educação Física da UEFS nos três modelos curriculares que já estiveram em vigor no curso ao longo dos anos. Com isso, identificamos que as questões de gênero e sexualidade não foram abordadas nos dois primeiros modelos curriculares, surgindo apenas no terceiro, instituído em 2018. Na terceira etapa, entrevistas realizadas com docentes e discentes demonstraram que, apesar de os currículos 1 e 2 não terem abarcado as questões de gênero e sexualidade, houve resistência por parte dos discentes, que suscitavam os debates de maneira extraoficial. A atuação de docentes engajados na causa também se demonstrou fundamental para que as discussões ocorressem. Assim, um avanço no trato dessas questões pôde ser observado ao se comparar o modelo em vigência aos modelos anteriores, nos quais as discussões foram inexistentes. No entanto, concluímos que a abordagem feita ainda é insuficiente, por acontecer de maneira sistematizada em apenas um componente curricular, o que não possibilita o aprofundamento com a complexidade devida, sendo necessária a transversalização dessas discussões. Por fim, na quarta etapa, foi elaborada uma proposta de curso de extensão para estudantes de Educação Física e professores atuantes na educação básica, na qual os/as participantes poderão elaborar, de maneira colaborativa, um plano de ensino para o trato das questões de gênero e sexualidade na Educação Física escolar, aplicá-lo e, posteriormente, discutir os resultados obtidos com o grupo. |
Keywords: | Gênero e sexualidade Formação de professores Educação física Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS |
Abstract: | The present work deals with a qualitative research that seeks to understand how issues of gender identity and sexuality were and are addressed in the curriculum of the BSc course of Physical Education at the State University of Feira de Santana. To this end, four steps were followed, in the first, a bibliographical study was carried out, based on articles, theses and dissertations available in the CAPES database from 1997 to 2021, it was possible to identify that discussions on the subject are still scarce and that few courses specify the treatment of gender and sexuality in their syllabuses and this leads future Physical Education teachers to feel unprepared to deal with the subject in schools. In the second step, using Bardin's thematic analysis method, the class programs established in the Physical Education course at UEFS were analyzed in their three diferent editions used in the course over the years. With this, we identified that gender and sexuality issues were not addressed in the first two editions, appearing only in the third, instituted in 2018. In the third step, interviews with professors and students showed that, although class programs 1 and 2 did not cover gender and sexuality issues, there was resistance on the part of students, who raised debates in an unofficial way. The performance of professors engaged in the cause also revealed how fundamental they are to change this scenario. Thus, a breakthrough in dealing with these issues could be observed when comparing the current model to previous models, in which discussions didn‟t exist. However, we concluded that the treatment taken is still insufficient, because it is present in only one subject, which does not allow a deeper debate for the theme, what could be done under a cross-cutting approach of the debates. Finally, in the fourth step, a proposal was made for an extension course for Physical Education students and teachers working in basic education, in which participants could collaboratively elaborate a teaching plan to deal with issues of gender and sexuality in school Physical Education, apply it and, later, discuss the results obtained with the group. |
metadata.dc.subject.en: | Gender and sexuality Teacher training Physical education State University of Feira de Santana – SUFS |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Issue Date: | 6-Feb-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-17T16:31:57Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3540 |
Appears in Collections: | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Identidade_Genero_Sexualidade_Dissertacao_2023.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.