Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
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dc.creatorAlbuquerque, Magali Alves-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:31:24Z-
dc.date.available2024-09-17T16:31:24Z-
dc.date.issued2021-08-12-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3537-
dc.description.abstractThis work is presented as an object of study or access to information and communication accessible to for visually impaired person (PCDV) in a university library, and the general objective is to validate the practice of communicational accessibility to PCDV in the Central Library of Cruz das Almas, of UFRB. The importance of access to information and accessible communication in the library is highlighted as transforming powers for these people, evidencing access to the library as a mediator of this process. Thus, the following specific objectives are outlined: (1) Investigate the conditions of accessibility of communication in the university library from the perspective of two students; (2) Identify advantages and obstacles regarding the implementation of QR Code in Libraries; (3) Develop a proposal for the implementation of the QR Code as a digital tool for communication accessibility to UFRB libraries. It was used as a methodological option research with a qualitative approach, classified as exploratory and descriptive. Participants conduct research for low vision students and librarian responsible for the Central Library. Data queue was performed through semi-structured interviews in virtual format, via Google Meet. The interpretation of the collected material follows the teachings of discursive textual analysis. We found that, from the perspective of the students, the condition of communicational accessibility of the university library leaves something to be desired, as it was about timid and isolated actions. We also identified the advantages and obstacles regarding the implementation of the QR Code in Libraries, highlighting the receptivity of students. An investigation showed that there is an urgent need for inclusive actions advocated by existing public policies to make their actions and practices more consistent and structured and that meet the principles of inclusive education. Therefore, or study proved to be valid for the implementation of the QR Code in the library.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade comunicacionalpt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectQR Codept_BR
dc.titleAcessibilidade comunicacional: uma proposta de estruturação dos serviços informacionais para pessoas com deficiência visual nas bibliotecas da UFRBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como objeto de estudo o acesso à informação e à comunicação acessível para pessoa com deficiência visual (PCDV) em uma biblioteca universitária, e tem como objetivo geral avaliar a prática da acessibilidade comunicacional para as PCDV na biblioteca Central de Cruz das Almas, da UFRB. Destaca a importância do acesso à informação e da comunicação acessível da biblioteca como potenciais transformadores para essas pessoas, evidenciando a atuação do bibliotecário como mediador deste processo. Para tanto, foram delineados como objetivos específicos: (1) Investigar as condições de acessibilidade comunicacional da biblioteca universitária na perspectiva dos estudantes; (2) Identificar vantagens e obstáculos quanto à implantação do QR Code nas Bibliotecas; (3) Elaborar uma proposta de implantação do QR Code como ferramenta digital de acessibilidade comunicacional nas bibliotecas da UFRB. A opção metodológica foi pela pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como exploratória e descritiva. Os participantes da pesquisa foram estudantes com baixa visão e o bibliotecário responsável pela Biblioteca Central. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em formato virtual, via Google Meet. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da análise textual discursiva. Constatamos que, na perspectiva dos estudantes, a condição de acessibilidade comunicacional da biblioteca universitária deixa a desejar, pois tratou-se de ações tímidas e isoladas. Identificamos também as vantagens e obstáculos quanto à implantação do QR Code nas Bibliotecas com destaque para a receptividade dos estudantes. A pesquisa evidenciou que é urgente a necessidade de ações inclusivas preconizadas pelas políticas públicas existentes para tornar suas ações e práticas mais consistentes e estruturadas, e que atendam aos princípios da educação inclusiva. Portanto, o estudo revelou ser viável a implantação do QR Code na biblioteca.pt_BR
dc.degree.levelMestrado Profissionalpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Luiza Olívia Lacerda-
dc.contributor.referee1Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.contributor.referee2Alves, Josineide Vieira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enCommunication accessibilitypt_BR
dc.subject.enLow visionpt_BR
dc.subject.enUniversity librarypt_BR
dc.subject.enVisual impairmentpt_BR
dc.subject.enQR codept_BR
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