Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3537
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Albuquerque, Magali Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-17T16:31:24Z | - |
dc.date.available | 2024-09-17T16:31:24Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3537 | - |
dc.description.abstract | This work is presented as an object of study or access to information and communication accessible to for visually impaired person (PCDV) in a university library, and the general objective is to validate the practice of communicational accessibility to PCDV in the Central Library of Cruz das Almas, of UFRB. The importance of access to information and accessible communication in the library is highlighted as transforming powers for these people, evidencing access to the library as a mediator of this process. Thus, the following specific objectives are outlined: (1) Investigate the conditions of accessibility of communication in the university library from the perspective of two students; (2) Identify advantages and obstacles regarding the implementation of QR Code in Libraries; (3) Develop a proposal for the implementation of the QR Code as a digital tool for communication accessibility to UFRB libraries. It was used as a methodological option research with a qualitative approach, classified as exploratory and descriptive. Participants conduct research for low vision students and librarian responsible for the Central Library. Data queue was performed through semi-structured interviews in virtual format, via Google Meet. The interpretation of the collected material follows the teachings of discursive textual analysis. We found that, from the perspective of the students, the condition of communicational accessibility of the university library leaves something to be desired, as it was about timid and isolated actions. We also identified the advantages and obstacles regarding the implementation of the QR Code in Libraries, highlighting the receptivity of students. An investigation showed that there is an urgent need for inclusive actions advocated by existing public policies to make their actions and practices more consistent and structured and that meet the principles of inclusive education. Therefore, or study proved to be valid for the implementation of the QR Code in the library. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade comunicacional | pt_BR |
dc.subject | Baixa visão | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca universitária | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.subject | QR Code | pt_BR |
dc.title | Acessibilidade comunicacional: uma proposta de estruturação dos serviços informacionais para pessoas com deficiência visual nas bibliotecas da UFRB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta como objeto de estudo o acesso à informação e à comunicação acessível para pessoa com deficiência visual (PCDV) em uma biblioteca universitária, e tem como objetivo geral avaliar a prática da acessibilidade comunicacional para as PCDV na biblioteca Central de Cruz das Almas, da UFRB. Destaca a importância do acesso à informação e da comunicação acessível da biblioteca como potenciais transformadores para essas pessoas, evidenciando a atuação do bibliotecário como mediador deste processo. Para tanto, foram delineados como objetivos específicos: (1) Investigar as condições de acessibilidade comunicacional da biblioteca universitária na perspectiva dos estudantes; (2) Identificar vantagens e obstáculos quanto à implantação do QR Code nas Bibliotecas; (3) Elaborar uma proposta de implantação do QR Code como ferramenta digital de acessibilidade comunicacional nas bibliotecas da UFRB. A opção metodológica foi pela pesquisa de abordagem qualitativa, classificada como exploratória e descritiva. Os participantes da pesquisa foram estudantes com baixa visão e o bibliotecário responsável pela Biblioteca Central. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em formato virtual, via Google Meet. A interpretação do material coletado seguiu os ensinamentos da análise textual discursiva. Constatamos que, na perspectiva dos estudantes, a condição de acessibilidade comunicacional da biblioteca universitária deixa a desejar, pois tratou-se de ações tímidas e isoladas. Identificamos também as vantagens e obstáculos quanto à implantação do QR Code nas Bibliotecas com destaque para a receptividade dos estudantes. A pesquisa evidenciou que é urgente a necessidade de ações inclusivas preconizadas pelas políticas públicas existentes para tornar suas ações e práticas mais consistentes e estruturadas, e que atendam aos princípios da educação inclusiva. Portanto, o estudo revelou ser viável a implantação do QR Code na biblioteca. | pt_BR |
dc.degree.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Luiza Olívia Lacerda | - |
dc.contributor.referee1 | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes | - |
dc.contributor.referee2 | Alves, Josineide Vieira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.en | Communication accessibility | pt_BR |
dc.subject.en | Low vision | pt_BR |
dc.subject.en | University library | pt_BR |
dc.subject.en | Visual impairment | pt_BR |
dc.subject.en | QR code | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Acessibilidade_Comunicacional_Pessoas_Dissertacao_2021.pdf | 2,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.