Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3535
metadata.dc.type: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Título : | Inclusão educacional em tempos de pandemia: uma análise a partir da teoria ator-rede |
metadata.dc.creator: | Souza, Luciana Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santana, Flávia Cristina de Macêdo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Souza, Lucimêre Rodrigues de |
metadata.dc.description.resumo: | Esta dissertação tem como objetivo Problematizar a Inclusão Educacional dos estudantes público da Educação Especial e as controvérsias, mediações e associações agenciadas durante a pandemia da covid-19. Para isso, apoiamo-nos na Teoria Ator-Rede de Bruno Latour, que propõe a observação dos fenômenos a partir de uma ótica simétrica entre os actantes da rede (humanos e não humanos), superando a visão antropocêntrica que coloca o humano como o único elemento capaz de agir. O relatório de pesquisa foi organizado em formato multipaper. No primeiro estudo, tivemos por objetivo rastrear e descrever as controvérsias que envolvem a Educação Inclusiva no governo do presidente Jair Bolsonaro durante o período pandêmico. No segundo, objetivamos apresentar as contribuições da Teoria Ator-Rede para a Inclusão Educacional dos estudantes com deficiência, Transtorno do espectro autista e Altas habilidades. No terceiro, investigar como as ações e associações entre as redes sociais online do Núcleo de Acessibilidade de uma universidade pública e o coletivo universitário afetam a Inclusão Educacional. Neste trabalho inspiramo-nos nos pressupostos do paradigma pós-humanista, que defende que precisamos ir além da ideia de unicidade dos sujeitos (humanos). Essa perspectiva nos permite rastrear as associações existentes no enlaçamento entre humanos e não humanos, a exemplo das tecnologias, que interagem entre si e são definidos pela rede construída durante o período pandêmico. Para a análise dos dados, apoiamo-nos em três princípios delineados por Latour (2019), o Agnosticismo Generalizado, a Simetria generalizada e a Associação livre. A partir do primeiro artigo concluímos que havia uma tentativa de descumprimento das normas legais já instituídas em defesa da Inclusão educacional dos estudantes da Educação Especial, sendo a proposta de nova política de Educação Especial um retrocesso para a Inclusão. No segundo estudo, percebemos que a remoção das barreiras que impedem a participação dos estudantes foi possibilitada pela ação dos objetos em associação com os humanos. E no último artigo, constatamos que as redes sociais atraem o público jovem da universidade e favorecem a divulgação de ações e informações de modo mais eficiente, motivando discussões e debates sobre a acessibilidade e inclusão dos estudantes com deficiência ou outra especificidade educativa no espaço universitário. Como produto da pesquisa produzimos um vídeo intitulado “Inclusão Educacional no Ensino Superior: Qual o papel da universidade”, para ser divulgado nas redes sociais online (Instagram e Facebook) do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Estadual de Feira de Santana (NAU) e no Youtube, por compreendermos que as associações entre humanos e não humanos agem de forma coletiva, provocando mudanças na realidade. |
Palabras clave : | Inclusão educacional Teoria ator-rede Educação inclusiva Mediação educacional |
Resumen : | This dissertation aims to problematize the Educational Inclusion of public Special Education students and the controversies, mediations and associations brokered during the covid-19 pandemic. For this, we rely on Bruno Latour's Actor-Network Theory, which proposes the observation of phenomena from a symmetrical perspective between the network's actants (human and non-human), overcoming the anthropocentric view that places the human as the only element capable of acting. The research report will be shared in multipaper format. In the first study, we aim to track and describe the controversies surrounding Inclusive Education in the government of President Jair Bolsonaro during the pandemic period. In the second, we aim to present the contributions of the Actor-Network Theory for the Educational Inclusion of students with disabilities, Autistic Spectrum Disorder and High abilities. In the third, to investigate how the actions and associations between the online social networks of the Accessibility Center of a public university and the university collective affect Educational Inclusion. In this work, we are inspired by the assumptions of the post-humanist paradigm, which argues that we need to go beyond the idea of uniqueness of (human) subjects. This perspective allows us to track existing associations in the link between humans and non-humans, such as technologies, which interact with each other and are defined by the network built during the pandemic period. For data analysis, we relied on three principles outlined by Latour (2019), Generalized Agnosticism, Generalized Symmetry and Free Association. From the first article, we concluded that there was an attempt to breach the legal norms already established in defense of the educational inclusion of Special Education students, and the proposal for a new Special Education policy was a setback for Inclusion. In the second study, we realized that the removal of barriers that impede the participation of students was made possible by the action of objects in association with humans. And in the last article, we found that social networks attract the university's young public and favor the dissemination of actions and information more efficiently, motivating discussions and debates about the accessibility and inclusion of students with disabilities or other educational specificity in the university space. As a result of the research, we produced a video entitled “Educational Inclusion in Higher Education: What is the role of the university”, to be disseminated on online social networks (Instagram and Facebook) of the Accessibility Center of the State University of Feira de Santana (NAU) and on Youtube, because we understand that associations between humans and non-humans act collectively, causing changes in reality. |
metadata.dc.subject.en: | Educational inclusion Actor-network theory Inclusive education Educational mediation |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Fecha de publicación : | 29-mar-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-17T16:31:01Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3535 |
Aparece en las colecciones: | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inclusao_Educacional_Pandemia_Dissertacao_2023.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Inclusao_Educacional_Pandemia_Produto_2023.pdf | 850,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.