Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3530
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Profissional |
Título: | Educação escolar quilombola e o diálogo de saberes na comunidade de Jenipapo - distrito de matinha em Feira de Santana: as vozes do lugar |
Autor(es): | Pedreira, Hely dos Santos |
Orientador(a): | Diório, Ana Paula Inacio |
Membro(a) da banca: | Santos, Frederik Moreira dos |
Membro(a) da banca: | Chagas, Rita de Cacia Santos |
Resumo: | Este trabalho é resultado da pesquisa de abordagem qualitativa, realizada em uma escola pública da rede municipal de Feira de Santana, a Escola Núcleo Municipal Timóteo Ferreira da Silva, na Comunidade de Jenipapo no Distrito de Matinha, um território quilombola. Com o objetivo de refletir como se articulam os saberes entre a escola e a comunidade de Jenipapo que está situada no Distrito de Matinha, um território quilombola, o trabalho foi desenvolvido a partir da metodologia do diálogo de saberes com a utilização de instrumentos de pesquisa como entrevista semiestruturada, Diário de Campo, Whatsapp e plataforma Google Meet, foram levantados dados junto aos participantes da Escola e da comunidade com intenção de refletir como são articulados os conhecimentos científicos da escola e os etnosaberes da comunidade na materialização da Educação Escolar Quilombola. A pesquisa evidenciou que há engajamento da comunidade escolar em materializar um currículo nessa perspectiva de diálogo de saberes levando em consideração, os etnosaberes da Comunidade, que está situada em território de quilombo, e os demais aspectos como Relações Étnico Raciais, a Lei 10.639/03 e a Educação do Campo, porém ainda se faz necessário um investimento maior em ações mais direcionadas para esse fim. Para tanto, a proposta de realização do “I Encontro Formativo de Diálogo de Saberes” fica como produto, a materialização da Educação Escolar Quilombola no currículo escolar para além do fortalecimento da relação Escola- Comunidade. |
Palavras-chave: | Educação escolar quilombola Relações étnico-raciais Educação do campo Etnosaberes Feira de Santana (BA) |
Resumo em inglês: | This work is the result of a research with a qualitative approach, carried out in a public school in the county of Feira de Santana, Municipal Nucleus Timóteo Ferreira da Silva, in the Community of Jenipapo, District of Matinha, a Quilombola territory. With the aim of reflecting on how knowledge is articulated between the school and the community of Jenipapo which is located in the District of Matinha, a Quilombola territory, the work was developed from the methodology of the dialogue of knowledge with the use of research instruments such as semi-structured interview, a Field Diary, Whatsapp and the Google Meet platform, we collected data from the participants of the School and the community with the intention of reflecting on how scientific knowledge of the school and the ethno-knowledge of the community are articulated in the materialization of the Quilombola School Education. The research evidenced that there is engagement of the school community in materializing a curriculum in this perspective of knowledge dialogue taking into account the ethno-knowledge of the community, which is located in a Quilombo territory, and other aspects such as Ethnic-Racial Relations, Law 10.639/03 and Rural Education, but it is still necessary a higher investment in more directed actions towards this end. Hence, the proposal for carrying out the “Formative Meeting of Dialogue of Knowledge I” is as a product, the materialization of Quilombola School Education in the school curriculum, in addition to strengthening the School Community relationship. |
Palavras-chave em inglês: | Quilombola school education Ethnic-racial relations Countryside education Ethnosabers Feira de Santana (BA) |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Data do documento: | 23-Dez-2022 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-17T16:30:05Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3530 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Escolar_Quilombola_Dissertacao_2022.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Educacao_Escolar_Quilombola_Produto_2022.pdf | 315,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.