Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3528
metadata.dc.type: | Dissertação |
metadata.dc.degree.level: | Mestrado Profissional |
Título : | A formação-continuada de professores que ensinam matemática associada às tecnologias digitais: inscrições, agenciamentos e mediações em tempos de pandemia |
metadata.dc.creator: | Almeida, Diego Góes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santana, Flávia Cristina de Macêdo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Luna, Ana Virgínia de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Barbosa, Jonei Cerqueira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Stormowski, Vandoir |
metadata.dc.description.resumo: | Neste relatório de pesquisa, busca-se, inicialmente, caracterizar os movimentos rastreados, cujas ações, conexões e associações procuram dar conta de uma realidade produzida durante a pandemia, apontando para uma constante redefinição. Toma-se como referência a Teoria Ator-Rede (TAR) desenvolvida por Bruno Latour, entre outros pesquisadores que se apoiaram na teoria, com o intuito de apresentar um olhar voltado para as práticas cotidianas que envolvem ciência, tecnologia e sociedade. A pergunta norteadora que nos moveu para a constituição do estudo foi: como os(as) professores(as) que ensinam matemática lidam com as inscrições, agenciamentos e mediações que permeiam o uso das tecnologias digitais geradas pela continuidade do contexto formativo? O relatório foi socializado em formato multipaper; há um artigo teórico e dois empíricos. No ensaio teórico, o objetivo é analisar como a TAR pode contribuir na Educação Matemática, conjecturando o conceito de inscrição por meio do Conhecimento Matemático para o Ensino (CME). Em particular, sustenta-se o argumento de que os traços deixados por humanos e não humanos estão diretamente relacionados à construção das redes sociotécnicas agenciadas por professores que ensinam Matemática durante a pandemia na constituição de um coletivo. Para as produções empíricas, analisa-se como humanos e não humanos agenciam a rede sociotécnica em um contexto de formAção-continuada de professores que ensinam Matemática com a utilização de tecnologias digitais na modalidade remota e mapeia-se as mediações constituídas entre os actantes, agenciadas por todos os entes que compõem a rede sociotécnica. Para isso, inspira-se nos pressupostos do paradigma pós-humanista, operacionalizado por meio da observação da rede performada por humanos e não humanos que agenciam um curso de extensão promovido pelo Grupo Colaborativo em Matemática e Educação (GCMEDuc) como uma forma de ruptura ou descontinuidade do cientificismo tradicional. O curso de extensão envolveu professores que ensinam Matemática na Educação Básica em diferentes instituições, bem como estudantes da graduação e da pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O curso foi ofertado durante o Período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) da UEFS, que sediou os encontros, os quais foram desenvolvidos de forma remota, pelo Google Meet, durante o período de distanciamento social causado pela Pandemia de Covid-19. Neste curso, tomou-se como foco a investigação matemática. Para a análise dos dados, segue-se os caminhos das associações e busca-se inspiração nos princípios do agnosticismo, da simetria generalizada e da associação livre como referência para descrever as relações tecidas entre os actantes durante o curso. Os resultados apontam que, tanto os humanos quanto os não humanos podem agenciar procedimentos de inscrição e mediação, criando parâmetros que permitam ordenar diferentes relações matemáticas. Além disso, a associação entre estes actantes contribui para a continuidade da rede sociotécnica promovendo transformações, deslocamentos, traduções e contextualizações de conceitos matemáticos. Como produto, agencia-se um canal no Youtube com o objetivo de socializar vídeos descritivos e utilizar recursos mobilizados pelas tecnologias digitais associados ao ensino de Matemática na Educação Básica ou Superior, performando continuidade em aulas presenciais ou remotas. |
Palabras clave : | Conhecimento matemático Ensino remoto Rede sociotécnica Formação continuada Tecnologias digitais |
Resumen : | In this research report, we initially seek to characterize the movements tracked, whose actions, connections and associations seek to account for a reality produced during the pandemic, pointing to a constant redefinition. The Actor-Network Theory (TAR) developed by Bruno Latour, among other researchers who relied on the theory, is taken as a reference, with the aim of presenting a look at everyday practices involving science, technology and society. The guiding question that moved us to the constitution of the study was: how do teachers who teach mathematics deal with the inscriptions, agencies and mediations that permeate the use of digital technologies generated by the continuity of the formative context? The report was shared in multipaper format; there is a theoretical and two empirical articles. In the theoretical essay, the objective is to analyze how ANT can contribute to Mathematics Education, conjecturing the concept of enrollment through Mathematical Knowledge for Teaching (CME). In particular, the argument is supported that the traces left by humans and non-humans are directly related to the construction of sociotechnical networks managed by teachers who teach Mathematics during the pandemic in the constitution of a collective. For the empirical productions, it analyzes how humans and non-humans manage the sociotechnical network in a context of continuing education of teachers who teach Mathematics using digital technologies in the remote mode and maps the mediations constituted between the actants, managed by all entities that make up the sociotechnical network. For this, it is inspired by the assumptions of the post-humanist paradigm, operationalized through the observation of the network performed by humans and non humans who organize an extension course promoted by the Collaborative Group in Mathematics and Education (GCMEDuc) as a form of rupture or discontinuity of traditional scientism. The extension course involved teachers who teach Mathematics in Basic Education at different institutions, as well as undergraduate and graduate students in Education at the State University of Feira de Santana (UEFS) and Scientific Education, Inclusion and Diversity at the Federal University of Recôncavo of Bahia (UFRB). The course was offered during the UEFS Emergency Remote Teaching Period (ERE), which hosted the meetings, which were developed remotely, by Google Meet, during the period of social distancing caused by the Covid-19 Pandemic. In this course, the focus was on mathematical investigation. For data analysis, the paths of associations are followed and inspiration is sought in the principles of agnosticism, generalized symmetry and free association as a reference to describe the relationships woven between the actants during the course. The results indicate that both humans and non-humans can arrange inscription and mediation procedures, creating parameters that allow ordering different mathematical relationships. In addition, the association between these actants contributes to the continuity of the sociotechnical network by promoting transformations, displacements, translations and contextualization of mathematical concepts. As a product, a YouTube channel is created with the aim of sharing descriptive videos and using resources mobilized by digital technologies associated with the teaching of Mathematics in Basic or Higher Education, performing continuity in face-to-face or remote classes. |
metadata.dc.subject.en: | Mathematical knowledge Remote teaching Network sociotechnical Continuing education Digital technologies |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade |
Fecha de publicación : | 31-oct-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-17T16:29:49Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3528 |
Aparece en las colecciones: | CETENS - PPGECID - Dissertações |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Tecnologias_Digitais_Dissertacao_2022.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Investigacao_Matematica_Massa_Produto_2022.pdf | 458,49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.