Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Ricardo das virgens-
dc.creatorSantos, Ariane Cerqueira de Jesus-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:29:11Z-
dc.date.available2024-09-17T16:29:11Z-
dc.date.issued2021-05-25-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3524-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the contributions of a didactic sequence to the process of teaching and learning the content of inorganic functions - acids for students in the field. It occurred from the construction and application of a didactic sequence, held with 25 students of a class of the 1st year of high school, in a field school, in the second half of the year 2019. Our work is classified as an exploratory research with a qualitative approach. The application of this didactic sequence has shown that the approach of acid content in a dialogue has stimulated the involvement of students with learning, favoring the appropriation of scientific language and facilitating the perception of the relations between chemical knowledge and the sociocultural context of those involved. Given the activities carried out by the students, it was possible to perceive the progress achieved with this teaching strategy, demonstrated through the acquisition of new knowledge of Chemistry manifested during the implementation of the proposed actions, experiment, play and answers to questionnaires. We also inferred that the experience of the sequence made it possible to evaluate differentiated levels of understanding of the concepts constructed and we found that there was a greater interest in the classes, because the students were motivated, approving the proposal in a positive way. With this, we realized that the activities enabled the production of knowledge, helping them in the decisions to exercise their citizenship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectFunções inorgânicaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleO uso da sequência didática para inserção do conteúdo ácidos para estudantes de uma escola do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática para o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de funções inorgânicas – ácidos para estudantes do campo. Ocorreu a partir da construção e aplicação de uma sequência didática, realizada com 25 discentes de uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola do campo, no segundo semestre do ano de 2019. Nosso trabalho se classifica como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O desenvolvimento da sequência didática articulada com a experimentação facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relação ao conteúdo. A aplicação desta sequência didática demonstrou que a abordagem do conteúdo ácido de forma dialogada, estimulou o envolvimento dos estudantes com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto sociocultural dos envolvidos. Diante das atividades realizadas pelos discentes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, demonstrados através da aquisição dos novos conhecimentos de Química manifestados durante a realização das ações propostas, experimento, jogo e respostas aos questionários. Inferimos, ainda, que a vivência da sequência possibilitou avaliar níveis diferenciados de compreensão dos conceitos construídos e constatamos que houve um maior interesse nas aulas, pois os estudantes mostraram-se motivados, aprovando a proposta de maneira positiva. Com isso, percebemos que as atividades possibilitaram a produção de conhecimento, auxiliando-os nas decisões para o exercício de sua cidadania.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Maricleide Pereira de Lima-
dc.contributor.referee1Porto, Klayton Santana-
dc.contributor.referee2Fadigas, Joelma Cerqueira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enCountryside educationpt_BR
dc.subject.enChemistry teachingpt_BR
dc.subject.enInorganic functionspt_BR
dc.subject.enFollowing teachingpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Didatica_Conteudo_Estudantes_TCC_2021.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.