Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade PPGECID - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade CETENS - PPGECID - Dissertações
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3522
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: Avaliação da aprendizagem escolar: concepções de professores que atuam na educação de jovens e adultos no contexto da pandemia
metadata.dc.creator: Carneiro, Sarafina Moreira Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Aldinete Silvino de
metadata.dc.contributor.referee1: Musial, Gilvanice Barbosa da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Tatiana Poliana Pinto de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as concepções de avaliação mobilizadas por professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, no município de Riachão do Jacuípe – Bahia, tendo em vista a elaboração de ações formativas de avaliação na Educação de Jovens e Adultos. Para isso, a metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, tendo como método o estudo de caso de inspiração etnográfica. Os instrumentos de coleta assumiram três dimensões: “o olhar”, por meio da observação; “o ouvir”, mediante as entrevistas semiestruturadas; e “o escrever”, através do diário de campo e sistematização dos resultados. O lócus da pesquisa foi uma escola pública municipal da cidade de Riachão de Jacuípe. Os participantes da pesquisa foram quatro educadores que atuam na EJA, no tempo formativo II, correspondente aos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A análise das informações foi balizada pela perspectiva da etnografia, segundo a qual trabalhamos com alguns eixos de análise que emergiram do processo de investigação. Os resultados evidenciaram que as concepções de avaliação mobilizadas pelos educadores transitam entre concepções positivistas, bancárias, diagnósticas e dialógicas, apresentando em determinados momentos um distanciamento entre as concepções expostas nos relatos e as ações avaliativas desenvolvidas no espaço escolar e, em outros momentos, uma convergência entre o discurso e a prática. Evidenciou-se também a relação de respeito e compromisso dos educadores em relação aos processos de aprendizagem dos educandos, os quais enfatizam o desejo de realizarem práticas avaliativas que contribuam para o processo de emancipação e autonomia dos estudantes, embora ainda estejam diretamente ligados a concepções inviabilizadoras desse processo. Os docentes sugeriram a realização de círculos de diálogos formativos de avaliação, abordando discussões baseadas na perspectiva crítica e reflexiva a respeito da realidade vivenciada, dando centralidade às questões que podem contribuir significativamente com as práticas avaliativas, contemplando a história de luta e trabalho vivenciada pelos sujeitos da EJA.
Mots-clés: EJA
Aprendizagem escolar
Emancipação
Concepção de avaliação
Educação de jovens
Résumé: The following research had as goal to understand and analyze the conceptions of evaluation engaged by teachers working in the Education of Young People and Adults, in the city of Riachão do Jacuípe, Bahia, having in mind the elaboration of formative actions of evaluation in the Education of Young People and Adults. For this end, the adopted methodology was the qualitative aproach, having as method the etnographic inspiration case study. The gathering instruments took three dimensions, “the looking", throught the observation; “the listening", through semi-structured interviews; and “the writing”, through field diary and systemization of the results. The research locus was a municipal public school from the city of Riachão do Jacuípe. The research participants were four educators acting in the EYPA, in the formative time II, correspondent to the late years of the Elementary School from the municipal education network. The information analysis was set by the etnographic perspective, under which we worked with some analysis areas that emerged from the investigation process. The results showed that the conceptions of evaluation engaged by the teachers take place between positivist, banking, diagnostic and dialogic conceptions, showing in some points a distance between the conceptions showed in the reports and the evaluative actions developed in the school space and, in other points, a proximity between the speech and the practice. It was also seen the respect and commitment relationship from the educators toward the learning processes of the studants, whom hightlight the desire of perfoming evaluation practices that will contribute to the emancipation process and to the students‟ autonomy, even thought they are still directly connected to impeding conceptions of this process. The teachers suggested the perfomance of formative dialogs of evaluation, approaching disussions based on the critic and reflexive perspective in regard to the experienced reality, hightlighting the questions that can significantly contribute with the evaluative practices, contemplating the fight and work history experienced by the EYPA's subjects.
metadata.dc.subject.en: EJA
School learning
Emancipation
Evaluation design
Youth education
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade
Date de publication: 21-oct-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-17T16:28:53Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3522
Collection(s) :CETENS - PPGECID - Dissertações

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Avaliacao_Jovens_Adultos_Dissertacao_2021.pdf1,87 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Dialogos_Formativos_Educadores_Produto_2021.pdf498,18 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.