Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3510
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Práticas pedagógicas no ensino de ciências da natureza: uma análise bibliográfica a luz das concepções e princípios da educação do campo |
Autor(es): | Pulino, Damiana Maria Leite |
Orientador(a): | Diório, Ana Paula Inácio |
Membro(a) da banca: | Dias, Thiago Leandro Silva |
Membro(a) da banca: | Porto, Klayton Santana |
Resumo: | O tema proposto nesse trabalho surgiu a partir do componente de Estágio Curricular Obrigatório I, e tem como objetivo compreender como se dão as práticas pedagógicas em Ensino de Ciências que têm sido desenvolvidas nas escolas e nos espaços não escolares no contexto da Educação do Campo a partir de uma análise bibliográfica. A metodologia utilizada neste trabalho é de cunho qualitativo e consistiu numa pesquisa exploratória bibliográfica. O aporte teórico desta pesquisa se pauta nos autores Paulo Freire, Roseli Caldart e Mônica Molina. Para essa pesquisa foi realizado um levantamento de artigos publicados no período de 2010 a 2020. A busca foi feita no Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no site da Revista Brasileira de Educação do Campo hospedada Portal de Periódicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), durante os meses de outubro e novembro do ano de 2020, utilizando as palavras-chaves: Prática Pedagógica, Ensino de ciências e Educação do Campo, Ciências da Natureza. Foram encontrados cerca de 30 artigos, mas só foram abertos aqueles que traziam as temáticas de interesse desse estudo no título e/ou no resumo, após a leitura completa dos mesmos foram descartados 16 artigos, pois não traziam no tema e nem no corpo do texto nenhuma informação que contribuísse com esta pesquisa. Ao final da pesquisa foram selecionados 14 artigos, sendo 10 artigos do Portal de Periódicos da CAPES/MEC e 4 artigos da Revista Brasileira de Educação do Campo, eles foram organizados de acordo com o ano de publicação e foram analisados a partir do Caderno Princípios e concepções da Educação do Campo e no Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010. Como resultado percebeu-se que as práticas não dialogavam com as concepções e princípios da Educação do Campo, e isso acontece devido ao ensino ser mecânico e pautado na educação urbana, destacando como principal ferramenta detrabalho o livro didático, tornando o ensino descontextualizado e longe da realidade dos alunos. |
Palavras-chave: | Educação do campo Práticas pedagógicas Ensino de ciências Análise bibliográfica Ciências da natureza |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Data do documento: | 28-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2021-07-08 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3510 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ciencias_Natureza_Concepcoes_TCC_2021.pdf | 418,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.