Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3508
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Aplicação da integral definida num areal de uma região do campo do município de Castro Alves/BA |
Autor(es): | Chagas, Hélio Aragão Silva |
Orientador(a): | Miranda, Anderon Melhor |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso originou-se de uma atividade de caráter teórico-prático do Tempo Comunidade, no componente curricular Cálculo C, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – com Habilitação em Matemática, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A tarefa era relacionar o conteúdo de cálculo integral a possíveis situações vivenciais e cotidianas em uma comunidade campesina. Assim, trata-se da análise de dados coletados durante uma pesquisa de campo realizada em um “Areal” de uma comunidade do campo do município de Castro Alves – BA. O objetivo principal da pesquisa foi analisar possíveis contribuições da integral definida em situações reais campesinas, por meio do cálculo de área de um “Areal” localizado numa comunidade do campo do município de Castro Alves-BA. O aporte teórico ancorou-se nas contribuições de Caldart (2012), Molina e Sá (2012), Viero e Medeiros (2018), entre outros. A metodologia utilizada para coleta e análise de dados foi por meio da pesquisa de cunho qualitativo e caráter exploratório. Os resultados apontaram que a matemática, especialmente a integral definida, é capaz de contribuir para a resolução e compreensão de problemas da realidade e do contexto campesino, e indicaram que o ensino de cálculo integral nas concepções e práticas formativas da Licenciatura em Educação do Campo, é capaz de proporcionar uma aprendizagem com significados, e de contribuir para o processo de formação sociopolítica e emancipação cidadã dos sujeitos do campo. |
Palavras-chave: | Cálculo integral Cálculo de área Educação do campo Ensino de matemática Castro Alves (BA) |
Resumo em inglês: | This course conclusion work originated from a theoretical-practical activity of Time Community, in the curricular component Calculus C, of the Licentiate Course in Rural Education - with Qualification in Mathematics, at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). The task was to relate the integral calculus content to possible living and everyday situations in a peasant community. Thus, it is the analysis of data collected during a field research carried out in an areal of a rural community in the municipality of Castro Alves – BA. The main objective of the research was to analyze possible contributions of the definite integral in real peasant situations, by calculating the area of an areal located in a rural community in the municipality of Castro Alves-BA. The theoretical contribution was anchored in the contributions of Caldart (2012), Molina and Sá (2012), Viero and Medeiros (2018), among others. The methodology used for data collection and analysis was through qualitative research and exploratory character. The results pointed out that mathematics, specially the defined integral, is able to contribute to the resolution and understanding of problems of reality and the rural context, and indicated that the teaching of integral calculus in the conceptions and formative practices of the Degree in Rural Education, it is capable of providing meaningful learning, and of contributing to the process of sociopolitical training and citizen emancipation of rural subjects. |
Palavras-chave em inglês: | Integral calculus Area calculation Countryside education Math teaching Castro Alves (BA) |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Data do documento: | 30-Set-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-17T16:27:01Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3508 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aplicacao_Integral_Areal_TCC_2021.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.