Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Junália Anunciação da Cruz-
dc.date.accessioned2024-09-17T16:26:26Z-
dc.date.available2021-03-15-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3505-
dc.description.abstractThe countryside is a territory with cultural, social, economic and environmental diversity and this diversity is an environment for the production of knowledge. In this context, the use of medicinal herbs is inserted. Therefore, working with science teaching in rural schools, using medicinal plants as a teaching tool, promotes the construction of a differentiated teaching, by valuing the traditional culture on the use of herbs, following guidelines guided by the Ministry of Education, for work with transversal themes, making students protagonists in the construction of knowledge. The work presents the results of an experience report developed with students of elementary school of a rural school located in Coração de Maria - Bahia. The methodological approach used medicinal plants and their biological actions in the human body as the main tool, in order to teach science in a practical and playful way through the use of games, manipulation of medicinal plants and visualization of specimens using microscopy. The methodology used allowed for greater interaction between teachers and students, as well as greater interest in the topics covered. It was possible to rescue traditional knowledge about the use of medicinal plants and the correlation of this popular knowledge with scientific one. It is concluded that it is possible to develop teaching and learning methodologies that are easily accessible, through the dialogue between popular and scientific knowledge in rural schools, as a tool to stimulate the construction of collective knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAlternativas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectCoração de Maria (BA)pt_BR
dc.titleRelato de experiência sobre a utilização de plantas medicinais como proposta pedagógica para o ensino de ciências em uma escola do campopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO campo é um território com diversidades culturais, sociais, econômicas e ambientais e essa diversidade é um ambiente próprio de produção dos saberes. Neste contexto, se insere o uso de ervas medicinais. Portanto, trabalhar o ensino de ciências em escolas do campo, utilizando como recurso didático as plantas medicinais, promove a construção de um ensino diferenciado, por meio da valorização da cultura tradicional sobre o uso das ervas, seguindo diretrizes orientadas pelo Ministério da Educação, para o trabalho com temas transversais, tornando os estudantes protagonistas da construção do conhecimento. O trabalho apresenta resultados de um relato de experiência desenvolvido com estudantes do ensino fundamental II, do 7º ano de uma escola do campo situada em Coração de Maria - Bahia. A abordagem metodológica utilizou como ferramenta principal, plantas medicinais e suas ações biológicas no corpo humano, com o objetivo de ensinar ciências de forma prática e lúdica por meio da utilização de jogos de carta, manipulação de plantas medicinais e visualização de espécimes utilizando microscopia. A metodologia utilizada permitiu uma maior interação entre os professores e estudantes, bem como maior interesse sobre os temas abordados. Foi possível o resgate do conhecimento tradicional sobre o uso de plantas medicinais e a correlação deste conhecimento popular com o conhecimento científico. Conclui-se que é possível desenvolver metodologias de ensino e aprendizagem de fácil acesso, por meio do diálogo entre os saberes popular e científico em escolas do campo, como ferramenta para estimular a construção do conhecimento coletivo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Juiz, Paulo José Lima-
dc.contributor.referee1Diório, Ana Paula Inácio-
dc.contributor.referee2Alves, Reinaldo José Campos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enMedicinal plantspt_BR
dc.subject.enScience teachingpt_BR
dc.subject.enPedagogical alternativespt_BR
dc.subject.enCountryside educationpt_BR
dc.subject.enCoração de Maria (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilizacao_Plantas_Medicinais_TCC_2020.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.