Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3491
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Desafios e possibilidades da formação de professores nas escolas do campo: uma análise da realidade vivenciada no distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) - Feira de Santana, Bahia |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Elisandra Gomes dos Santos Silva, Rafael Medeiros da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rios, Kássia Aguiar Norberto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Liz Oliveira dos |
metadata.dc.description.resumo: | Essa pesquisa teve o objetivo analisar os desafios que envolvem o processo de formação de professores das escolas do campo no Distrito de Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu)/Feira de Santana, Bahia, tomando como recorte empírico analítico a realidade vivenciada na Escola Núcleo Municipal Agrário de Oliveira Melo. Essa pesquisa foi desenvolvida junto ao Projeto de Extensão ―Educação do Campo e das Águas: rompendo desafios e demarcando novas territorialidades‖ em execução no Centro de Ciências e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Uma das ações desenvolvidas no projeto consistiu na realização de processos formativos junto aos professores que atuam nas escolas do campo situadas no Distrito de Governador João Durval Carneiro – Ipuaçu (Feira de Santana/BA), portanto nessa pesquisa relataremos a importância e os resultados observados durante os processos formativos, principalmente no âmbito da relação escola, professores e comunidades. Para a organização das ideias e discussões aqui apresentadas, recorremos metodologicamente a técnicas e instrumentos da pesquisa participante, dentre as quais destacamos a observação, participação nas oficinas de formação com os professores, entrevistas com lideranças das comunidades e dirigentes das escolas, etc. Durante o projeto e ações desenvolvidas foi possível notar: os desafios que envolvem a formação dos docentes nas escolas do campo, as perspectivas encontradas pelos docentes e gestão da escola, o nível de envolvimento e participação dos docentes e representantes das comunidades, a apropriação das temáticas em discussão e, principalmente a busca e efetivação de novas práticas pedagógicas envolvendo a realidade das comunidades onde as escolas encontram-se situadas. |
Mots-clés: | Formação de professores Escola do campo Ipuaçu (BA) Professores e comunidade Práticas pedagógicas |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade |
Date de publication: | 18-déc-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2020-09-29 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3491 |
Collection(s) : | CETENS - Licenciatura em Educação do Campo nas Áreas do Conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Desafios_Formacao_Professores_TCC_2019.pdf | 424,35 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.