Caboclo - Repositório Institucional UFRB CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade CETENS - Cursos de Graduação CETENS - Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3489
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Tecnólogo
Título : Circuito curto de comercialização e unidade produtiva familiar: uma análise de impacto a partir da feira digital da agricultura familiar de Feira de Santana - BA
metadata.dc.creator: Pereira, Celiane Bispo
metadata.dc.contributor.advisor1: Neto, Wilon Mazalla
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Liz Oliveira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Gilmara Borges
metadata.dc.description.resumo: Os canais curtos de comercialização de alimentos têm sido apontados como notáveis inovações emergentes junto ao sistema agroalimentar, a partir disto entende-se por circuito curto as modalidades de comercialização, geralmente de produtos alimentares agrícolas ou transformados, na qual há, no máximo, um intermediário entre o produtor e o consumidor (MARÉCHAL, 2008). O objetivo deste artigo se fundamenta na pesquisa referente aos circuito curto de comercialização e unidade produtiva familiar, propondo uma análise de impacto a partir da feira digital da agricultura familiar de Feira de Santana-BA. A metodologia trabalhada se dá através da pesquisa qualitativa a qual se refere a um espiral de pesquisa que cogita a resolução de uma pergunta específica, como estratégia metodológica este espiral é subdividido em três etapas compreendendo a exploratória, trabalho de campo, finalizando com a análise e tratamento do material empírico e documental, utilizamos como estratégia de pesquisa as entrevistas semiestruturadas, formulamos um questionário de perguntas abertas e fechadas onde tratamos de obter informações sobre sistema de produção, processo de comercialização, diversidade de produtos, e nível de conhecimento sobre os circuitos curtos de comercialização. A pesquisa se deu com oito produtoras/ feirantes fornecedoras de hortaliças, frutas, legumes, derivados da mandioca, produtos de origem animal e ervas medicinais. A troca de experiências entre consumidores, produtores, e intermediários permitem o acesso a uma vasta diversidade de conhecimento, proporcionando o desenvolvimento produtivo do pequeno produtor, aumentando a renda e gerando alternativas para o abastecimento. A feira representa uma alternativa para o desenvolvimento local e regional, contribuindo com a diversidade e melhoria na oferta de alimentos à população. Contudo o resultado que obtivemos foram satisfatórios, visto que conseguimos alcançar o objetivo cogitado, e compreendermos a influência destes circuitos no desenvolvimento da unidade produtiva familiar, e sua importância no processo de desenvolvimento e valorização da agricultura familiar.
Palabras clave : Agricultura familiar
Sistema agroalimentar
Unidade produtiva familiar
Feira de Santana (BA)
Circuito curto de comercialização
Resumen : The short channels of food marketing have been pointed out as notable innovations emerging in the agri-food system, based on this, short circuit is understood as the marketing modalities, generally of agricultural or processed food products, in which there is, at most, one intermediary between the producer and the consumer (MARÉCHAL, 2008). The objective of this article is based on the research related to the short circuit of commercialization and family productive unit, proposing an impact analysis from the digital fair of family agriculture in Feira de Santana-BA. The methodology worked takes place through qualitative research which refers to a research spiral that considers the resolution of a specific question, as a methodological strategy this spiral is subdivided into three stages comprising the exploratory, field work, ending with the analysis and treatment of empirical and documentary material, we used semi-structured interviews as a research strategy, we formulated a questionnaire with open and closed questions where we tried to obtain information about the production system, commercialization process, product diversity, and level of knowledge about short circuits of commercialization. The research was carried out with eight producers/marketers that supply vegetables, fruits, legumes, cassava derivatives, animal products and medicinal herbs. The exchange of experiences between consumers, producers, and intermediaries allows access to a vast diversity of knowledge, providing the productive development of small producers, increasing income and generating alternatives for supply. The fair represents an alternative for local and regional development, contributing to diversity and improvement in the supply of food to the population. However, the result we obtained was satisfactory, since we were able to reach the considered objective, and understand the influence of these circuits in the development of the family productive unit, and its importance in the process of development and valorization of family agriculture
metadata.dc.subject.en: Family farming
Agrifood system
Family production unit
Feira de Santana (BA)
Short circuit of marketing
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CETENS - Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade
Fecha de publicación : 13-dic-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-22
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3489
Aparece en las colecciones: CETENS - Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Unidade_Produtiva_Familiar_TCC_2022.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.