Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3465
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Implicações da base nacional comum curricular no processo de ensino-aprendizagem na área de Ciências da Natureza na visão dos estudantes de Licenciatura em Biologia |
Autor(es): | Souza, Iara Almeida Santos |
Orientador(a): | Silva, Neilton da |
Membro(a) da banca: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
Membro(a) da banca: | Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
Resumo: | O processo de ensino e aprendizagem se dá por meio de vivências mediadas, que são essenciais, de natureza complexa e fortemente marcada por interações humanas. Sua constituição demanda olhar e escuta sensíveis, afetividade com intencionalidade, em direção à produção de sentidos e significados para ensinantes e aprendentes. No cenário atual, os atos de ensinar e aprender, têm sido marcados por desafios e demandas urgentes, curriculares e pedagógicas, impostas pelos órgãos responsáveis pela educação brasileira, com a emergência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, objetivou-se nessa pesquisa analisar as percepções dos estudantes de Licenciatura em Biologia sobre a Base Nacional Comum Curricular para a área de Ciências da Natureza e suas implicações para o ensino e a aprendizagem de Ciências nos anos finais do nível fundamental. Para fundamentação desse trabalho fez-se necessário utilizar o documento da BNCC (2017), assim como alguns teóricos de referência, a exemplos de Freire (1996), Krasilchik (2012), Libâneo (2013), Tardif (2002), Sacristán (2013), Bizzo (2009), dentre outros. O percurso metodológico dessa pesquisa, sustenta-se na abordagem qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, com uso de questionário semiaberto e realização de entrevista semiestruturada de maneira virtual, aplicados junto a um grupo de estudantes da Licenciatura em Biologia, além da técnica documental. Os instrumentos de coleta de dados subsidiaram a análise e a discussão dos resultados, tendo sido os dados categorizados segundo Bardin (2011), através da análise de conteúdo temático. Os resultados dessa pesquisa indicaram que as percepções dos estudantes sobre o que é a BNCC e principalmente no tocante ao Currículo, não apresentam clareza, constituindo um diálogo pouco definido com relação ao Currículo no âmbito escolar. Apontam diferentes olhares acerca das facilidades que a BNCC abarca, que vão desde inovação até amplitude do protagonismo do aluno. Já os aspectos que dificultam abrangem os formativos, curriculares e na efetivação da prática da interdisciplinaridade em sala de aula. Quanto as implicações da BNCC os participantes reafirmaram que a BNCC impacta diretamente na prática do professor, denotando a importância de ingressar na formação continuada. Por fim, a pesquisa aponta para a necessidade de uma abordagem profunda e crítica da BNCC na formação de professores de Biologia, sem perder de vista a formação continuada após a conclusão do curso, visando ao seu desenvolvimento da prática, para que os estudantes possam aprender. |
Palavras-chave: | BNCC (Base nacional comum curricular) Ensino de Ciências Ensino-aprendizagem Ciências da Natureza Formação de professores |
Resumo em inglês: | The teaching and learning process takes place through mediated experiences, which are essential, of a complex nature and strongly marked by human interactions. Its constitution demands a sensitive look and listening, affection with intentionality, towards the production of senses and meanings for teachers and learners. In the current scenario, the acts of teaching and learning have been marked by urgent curricular and pedagogical challenges and demands, imposed by the bodies responsible for Brazilian education, with the emergence of the Common National Curriculum Base (BNCC). Therefore, the objective of this research was to analyze the perceptions of Biology Degree students about the Common National Curriculum Base for the Natural Sciences area and its implications for Science teaching and learning in the final years of elementary school. To support this work, it was necessary to use the BNCC document (2017), as well as some reference theorists, such as Freire (1996), Krasilchik (2012), Libâneo (2013), Tardif (2002), Sacristán (2013 ), Bizzo (2009), among others. The methodological approach of this research is based on a qualitative approach, of a descriptive-exploratory type, with the use of a semi-open questionnaire and a virtual semi-structured interview, applied to a group of undergraduate students in Biology, in addition to the documentary technique. The data collection instruments supported the analysis and discussion of the results, and the data were categorized according to Bardin (2011), through thematic content analysis. The results of this research indicated that the perceptions of students about what the BNCC is, and especially regarding the Curriculum, are not clear, constituting a poorly defined dialogue regarding the Curriculum in the school environment. They point out different views about the facilities that BNCC encompasses, ranging from innovation to the breadth of the student's protagonism. The aspects that make it difficult, on the other hand, include training, curriculum and the implementation of the practice of interdisciplinarity in the classroom. As for the implications of the BNCC, the participants reaffirmed that the BNCC directly impacts the teacher's practice, denoting the importance of joining continuing education. Finally, the research points to the need for a deep and critical approach by BNCC in the training of Biology teachers, without losing sight of continuing education after completing the course, aiming at its development of practice, so that students can learn. |
Palavras-chave em inglês: | BNCC (National common curricular base) Science teaching Teaching-learning Natural Sciences Teacher training |
Editora / Instituição: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 21-Set-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-12T21:30:48Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3465 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Implicacoes_Base_Nacional_TCC_2021.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.