Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3461
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carmo, Renata Silveira do | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-11T21:07:16Z | - |
dc.date.available | 2024-09-11T21:07:16Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3461 | - |
dc.description.abstract | According to the World Health Organization (WHO), more than a billion people worldwide live with some kind of disability. Historically, people with disabilities occupied different roles in the humanity’s history. However, in recent years people with disabilities have been conquering the assurance their rights in various sectors of society. Among then there is the right to education by the Special Education that wants to promote the inclusion of students with disabilities in regular schools. The Universal Declaration of Human Rights (1948), the Federal Constitution (1988), the Statute of Children and Adolescents (1990), the Salamanca Statement (1994) and the LDB (1996) ensure education as a right for all, without distinction. Thus, this study is justified as to identify the concepts of the various segments of the school community about the process of Inclusive Education presents itself as one of the ways for a possible intervention in the school context. It constitutes objective of this study to investigate the concept of managers and biology teachers on the organization of the public school to work for the inclusion of people with disabilities. The participants were 4 directors and 8 biology teachers, linked to public schools in Cruz das Almas, Bahia. The data has been collected through questionnaires among the participating subjects. The results obtained from this investigation bring a diagnosis on the reality of the operation of the paradigm of inclusion in the institutions studied, enabling parameters for better assessment by the school community, the process of inclusive education experienced for it. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva - Deficientes | pt_BR |
dc.subject | Educação especial - Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Concepções de gestores e professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio - Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
dc.title | Inclusão de pessoas com deficiência no ensino médio do Município de Cruz das Almas - Ba: concepções de gestores e professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo mundo convivem com alguma forma de deficiência. Historicamente, as pessoas com deficiência ocuparam diferentes papeis na história da humanidade. Porém, nos últimos anos essas pessoas vêm conquistando a garantia de seus direitos nos diversos setores da sociedade. Dentre eles destaca-se o direito à educação através da chamada Educação Especial que busca promover a inserção de alunos com deficiências nas escolas regulares. A Declaração Universal de Direitos Humanos (1948), a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a LDB (1996) garantem a educação como direito de todos indistintamente. Assim, o presente estudo se justifica já que conhecer as concepções dos vários segmentos da comunidade escolar sobre o processo de Educação Inclusiva apresenta-se como um dos caminhos a para uma possível intervenção no contexto escolar. Constituiu-se objetivo desse estudo investigar a concepção de gestores e professores de biologia sobre a organização da escola pública para o trabalho de inclusão de pessoas com deficiência. Participaram da pesquisa 4 diretores e 8 professores de Biologia, vinculados a escolas da rede pública do município baiano de Cruz das Almas. Os dados foram coletados por meio de questionários aplicados entre os sujeitos participantes. Os resultados obtidos com essa investigação trazem um diagnóstico sobre a realidade da operacionalização do paradigma da inclusão nas instituições pesquisadas, possibilitando parâmetros para uma melhor avaliação, pela comunidade escolar, do processo de educação inclusiva por ela vivenciado. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pimentel, Susana Couto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6636602535604435 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Pedro Nascimento | - |
dc.contributor.referee2 | Almassy, Rosana Cardoso Barreto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Inclusive education - Disabled people | pt_BR |
dc.subject.en | Special education - People with disabilities | pt_BR |
dc.subject.en | Conceptions of managers and teachers | pt_BR |
dc.subject.en | Secondary education - Cruz das Almas (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inclusao_Pessoas_Deficiencia_TCC_2013.pdf | 907,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.