Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3460
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Isis Graciliano-
dc.date.accessioned2024-09-11T20:46:19Z-
dc.date.available2024-09-11T20:46:19Z-
dc.date.issued2013-10-11-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3460-
dc.description.abstractAlthough there have been numerous technological and scientific advances, we note that teaching of Biology in the high school, remains restricted to lectures, with minimal involvement of the students and the book is the only teaching resource. The use of teaching resources, such as audiovisual, computer tools, laboratory and classroom practices, outside activities, programs of study for projects and discussions, among others, when it occurs, is about sporadic initiatives of some teachers, taken forth by the enormous personal effort of such professionals. Therefore, basing on this problem, the need arose to conduct a survey of biology teachers in public and private schools of the city of Cruz das Almas, Bahia. This research aims to investigate, through observations and interviews, the use and construction of teaching resources used by biology teachers. Because this, the interviews based on two questionnaires were applied to four biology teachers, two from a public school and two from a private education network. Based on the answers to parse that 100% of teachers consider teaching resource as very important, only 25% of teachers builds some kind of didactic resource alone, and between teachers of public and private schools, those who use more resources and build textbooks are the teachers of public schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectBiologia - Prática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Cruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleA utilização dos recursos didáticos por professores de Biologia de escola pública e privada do Município de Cruz das Almas, Bapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEmbora tenham ocorrido inúmeros avanços tecnológicos e científicos, nota-se que o ensino da disciplina Biologia, para o Ensino Médio, continua restrito às aulas expositivas, com a mínima participação dos alunos e tendo como único recurso, o livro didático. O emprego de outros recursos didáticos tais como audiovisuais, ferramentas computacionais, práticas no laboratório e na sala de aula, atividades externas, programas de estudo por projetos e discussões, entre outras, quando ocorre, se dá por iniciativas esporádicas de alguns professores, levados adiante por enorme esforço pessoal de tais profissionais. Portanto, com base neste problema, surgiu a necessidade de se realizar uma pesquisa com professores de Biologia de escolas pública e privada da cidade de Cruz das Almas-BA. Esta pesquisa teve como objetivo investigar, por meio de observações e entrevistas, o uso e a construção dos recursos didáticos utilizados por professores de Biologia. Para isso, foram realizadas entrevistas, baseadas em dois questionários, com quatro professores de Biologia, dois da rede de ensino pública e dois da rede de ensino privada. Com base nas respostas obtidas, foi possível analisar que 100% dos professores consideram o recurso didático como muito importante, apenas 25% dos professores constroem sozinhos algum tipo de recurso didático, e entre os professores das escolas pública e privada, os que mais utilizam e constroem recursos didáticos são os professores da rede de ensino pública.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Scherer, Carolina Saldanha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4489430531879867pt_BR
dc.contributor.referee1Adorno, Elinsmar Vitória-
dc.contributor.referee2Melo, Pedro Nascimento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enTeaching Biology - Study and teachingpt_BR
dc.subject.enTeaching resourcept_BR
dc.subject.enBiology - Teaching practicept_BR
dc.subject.enHigh school - Cruz das Almas (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Utilizacao_Recursos_Didaticos_TCC_2013.pdf268,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.