Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Catarina Sampaio dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T19:25:44Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T19:25:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Catarina Sampaio dos. Os Sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados do bairro Cajueiro em Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3457 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens, Adultos e Idosos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Trajetórias | pt_BR |
dc.subject | Sentidos da alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação - Finalidades e objetivos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos políticos | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Os sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados do bairro Cajueiro em Amargosa-BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta reflexões e problematizações acerca dos sentidos da alfabetização para os sujeitos não alfabetizados ou pouco escolarizados no bairro Cajueiro em Amargosa-Bahia. Sabemos que é de grande importância que os sujeitos sejam e estejam alfabetizados, além disso, é um direito preconizado pela constituição, mas infelizmente ainda hoje temos pessoas que sofrem por não terem tido a oportunidade de frequentar uma escola e se alfabetizarem. Assim, esta pesquisa se debruça sobre esta temática com o objetivo de compreender os sentidos do apreender ler e escrever para as pessoas não alfabetizadas ou pouco escolarizadas do Bairro do Cajueiro do Município de Amargosa-BA. No âmbito metodológico a pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa e de campo, tendo, como colaboradoras da pesquisa dois moradores do bairro Cajueiro em Amargosa-bahia. Os dados foram produzidos a partir de entrevista semiestruturada. Priorizamos o aporte teórico os estudos de Arroyo (2011) e Freire (1995; 2002) entre outros que contribuíram para reflexão da temática. Os resultados apontam trajetórias sofridas pelos colaboradores, mas que não se vitimizam por suas histórias de privações, ao contrário, mostram-se fortes para enfrentar os desafios, apenas lamentam as oportunidades que lhes foram negadas por não ter o direito garantido da alfabetização. Destacam a importância da alfabetização para a vivência social, principalmente para a promoção de melhor qualidade de vida e participação social. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Djeisson Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sentidos_Alfabetizacao_Sujeitos_TCC_2023.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.