Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3456
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Cláudia dos-
dc.date.accessioned2024-09-09T18:53:35Z-
dc.date.available2024-09-09T18:53:35Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Cláudia dos. Sujeitos do campo e o direito à educação: trajetórias, desafios e futuros (im)prováveis, Amargosa-BA. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3456-
dc.description.abstractThis monographic study titled "Subjects from Rural Areas and the Right to Education: Trajectories, Challenges, and (Im)probable Fruits" presents reflections on the right to education, considering the trajectories of students from rural areas. Based on this context, the following research problem was formulated: In what way do the life-formation trajectories of subjects from rural areas, coming from multi-grade classes, evidence challenges, (im)possibilities, and (im)probable futures? To address this question, the following research objectives were outlined: 1) Present historical aspects related to the right to education for subjects from rural areas in Brazil; 2) Map the life-formation trajectories of subjects from rural areas, coming from multi-grade classes, considering challenges and (im)possibilities; 3) Analyze the life-formation trajectories of subjects from rural areas, coming from multi-grade classes, highlighting (im)probable futures. Methodologically, this is a qualitative research, whose main data collection instrument was the semi-structured interview. From the narratives of the participants, it became evident that even with the precarious provision of the right to education, and despite facing challenges and difficulties, the participants managed to persist in the pursuit of this constitutional right, believing in the transformative possibilities that education promotes in the trajectory of subjects from rural areas, as observed in their lifeformation trajectories. Students from multi-grade classes, originating from rural areas, defy predictions and present (im)probable futures. Thus, it is understood that it is necessary to guarantee access, material conditions, and quality in the provision of education for rural communities, a right historically denied, which is why various struggles are undertaken. And, it is the reason for conducting this study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito a educaçãopt_BR
dc.subjectSujeitos do campopt_BR
dc.subjectTrajetóriaspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.titleSujeitos do campo e o direito à educação: trajetórias, desafios e futuros (im)prováveispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo monográfico intitulado: “Sujeitos do Campo e o direito a Educação: trajetórias, desafios e frutos (im)prováveis” apresenta reflexões sobre o direito a educação, levando em consideração as trajetórias de estudantes oriundos do campo. Partindo desse contexto, organizou-se o seguinte problema de pesquisa: De que modo as trajetórias de vidaformação de sujeitos do campo, oriundos de classes multisseriadas, evidenciam desafios, (im)possibilidades e futuros (im)prováveis. Buscando dialogar com esta questão, foram traçados os seguintes objetivos de pesquisa: 1) Apresentar aspectos históricos relacionados ao direito a educação aos sujeitos do campo no Brasil; 2) Mapear trajetórias de vida-formação de sujeitos do campo, oriundos de classes multisseriadas, considerando desafios e (im)possibilidades; 3) Analisar trajetórias de vida-formação de sujeitos do campo, oriundos de classes multisseriadas, evidenciando futuros (im)prováveis. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo principal instrumento de recolha de dados foi a entrevista semiestruturada. A partir das narrativas dos colaboradores, ficou evidente que mesmo com a oferta precária do direito a educação, mesmo enfrentando desafios e dificuldades, os colaboradores conseguiram persistir na busca por esse direito constitucional, acreditando nas possibilidades de transformação que a educação promove na trajetória dos sujeitos do campo, como bem se observa nas suas trajetórias de vida-formação. Estudantes de classes multisseriadas, oriundos do campo, revertem prognósticos e se apresentam com futuros (im)prováveis. Por esta via, portanto, entende-se que é preciso garantir o acesso, as condições materiais, bem como a qualidade na oferta da educação para os povos do campo, direito historicamente negado, motivo pelo qual se encampam diversas lutas. E, razão pela qual realizamos este estudo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Meireles, Mariana Martins de-
dc.contributor.referee1Barbosa, Andréia Santos dos-
dc.contributor.referee2Silva, Luana Patrícia Costa da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enRight to educationpt_BR
dc.subject.enSubjects from rural areaspt_BR
dc.subject.enLife-formation trajectoriespt_BR
dc.subject.enEducation and Statept_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sujeitos_Campo_Direito_TCC_2023.pdf525,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.