Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | EJA no CAPS de Amargosa: análise das práticas educativas |
Autor(es): | Campos, Moema Silva de Souza |
Orientador(a): | Clark, Geórgia Nelly |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Silva, Irandi Souza da |
Referência: | CAMPOS, Moema Silva de Souza. EJA no CAPS de Amargosa: análise das práticas educativas, Amargosa-BA. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo a Educação de Jovens e Adultos-EJA, no CAPS da cidade de Amargosa-Bahia. O objetivo geral foi discutir as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos no CAPS I de Amargosa, buscando compreender suas especificidades. Na busca por alcançar esse objetivo, foram pensados os seguintes objetivos: a) compreender a história da educação de jovens e adultos no Brasil, e seus desafios na atualidade; b) discutir o conceito de prática pedagógica no contexto da EJA; c) conhecer o contexto histórico e social do CAPS, sua gênese e caracterização. Para chegar ao objetivo da pesquisa, o processo metodológico utilizado foi a realização de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação e análise documental. Constatou-se, então, na análise de dados que, embora a EJA no CAPS possua diversos entraves, recursos limitados e turmas com transtornos diferentes e desníveis de cognição, o educador consegue aplicar suas práticas pedagógicas de forma efetiva, levando em consideração a realidade de seus alunos, adaptando atividades, de acordo com o contexto de cada um. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Centros de atenção psicossocial Práticas pedagógicas |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 28-Fev-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-05T19:33:40Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3445 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eja_Caps_Amargosa_TCC_2019.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.