Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3441
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | França, Eliane Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-04T21:32:39Z | - |
dc.date.available | 2024-09-04T21:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-28 | - |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Eliane Santos. Discussões sobre operações básicas da matemática a partir do jogo das operações, Amargosa-BA. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3441 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica - Jogo | pt_BR |
dc.title | Discussões sobre operações básicas da matemática a partir do jogo das operações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa intitulada: “Discussões sobre operações básicas da Matemática a partir do Jogo das operações”, tem como objetivo compreender as discussões que o jogo das operações proporciona na aprendizagem das operações matemática. Para tanto, será apresentado o jogo como instrumento pedagógico facilitador nesse processo de aprendizagem. Assim, serão elencadas a importância de se promover uma educação emancipatória, abordando como deve acontecer o ensino da matemática e das operações básicas, perpassando nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Também, serão apresentadas as contribuições do jogo nesse processo educacional e sua definição. Além de mostrar a importância do professor para aplicação do mesmo, bem como os tipos de jogos e as desvantagens e vantagens que ele pode proporcionar. No decorrer da pesquisa, também será apresentada a metodologia adotada para o desenvolvimento da mesma e os resultados obtidos. Como referenciais teóricos foram utilizados: Capucho (2014), Gil (2009), Grando (2000), Huizinga (2017), Kishimoto (2011), Loureiro (2004), Mattos (2009), Padrão (2008), dentre outros, os quais contribuíram para o desenvolvimento desta pesquisa. Com abordagem qualitativa, utilizou-se da observação participante para a coleta de dados, com a aplicação do jogo das operações no Ponto de Leitura da Urbis II. Por meio da análise dos dados, foram destacados três aspectos discursivos, denominados: Multiplicação: estratégia de resolução; Divisão: dificuldades de resolução; Zero como possibilidade. Através dos resultados, notou-se que o jogo das operações proporcionou aos participantes buscar várias estratégias, visando vencer a partida, trabalhar vários aspectos multiplicativos, reconhecer as dificuldades que eles apresentam, bem como, analisá-las e saná-las. Por meio desta pesquisa monográfica, percebeu-se que o jogo é uma ótima alternativa no processo de ensino e aprendizagem da matemática. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Meline Nery Melo | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Jamerson dos Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Cordeiro, Karine de Oliveira Santos | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Discussoes_Sobre_Operacoes_TCC_2018.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.