Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3426
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | É além do que falar sobre a nossa própria cultura, é voce ir além …”: um estudo sobre a educação para as relações étnico-raciais na educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Santos, Rosiane Souza |
Orientador(a): | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Coorientador(a): | Souza, Maicelma Maia |
Membro(a) da banca: | Silva, Erica Bastos da |
Membro(a) da banca: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
Referência: | SANTOS, Rosiane Souza. É além do que falar sobre a nossa própria cultura, é voce ir além …”: um estudo sobre a educação para as relações étnicoraciais na educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2018. 107f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a compreender como têm sido tratada as Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos (EJA), estabelecendo um diálogo entre esta modalidade educacional e a Educação para as Relações Étnico-Raciais. Desta forma, destacamos a necessidade de pensar acerca da Educação para as Relações Étnico-Raciais inseridas na EJA, uma vez que a Lei 10.639/03 estabelece o Ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica e estabelece diretrizes para as modalidades e níveis educacionais. Diante dessas motivações apresentadas, a problemática que move a pesquisa está pautada na seguinte questão: como têm sido tratada as Relações Étnico-Raciais na Educação de Jovens e Adultos para a construção de atividades pedagógicas na perspectiva da Lei nº 10.639/03 e suas Diretrizes Curriculares? Para tanto, está ancorado em teóricos como Arroyo (2005), Brandão (2005), Oliveira e Sales (2012), Freire (2009, 2016 e 2017), Gonçalves e Silva (2000), Gomes (2001, 2005 e 2011), Passos (2010 e 2012), dentre outros pesquisadores que se dedicam a compreender a temática em pauta. A presente pesquisa se fez qualitativa, sendo utilizada para o desenvolvimento deste trabalho a pesquisa de campo. Para a coleta de dados utilizou-se de instrumentos como as entrevistas semiestruturadas e a observação participante no 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Em busca de uma compreensão acerca da temática, as entrevistas foram direcionadas a três professoras, três estudantes e a coordenadora pedagógica deste segmento. A partir da análise de dados fez-se possível perceber, que ainda não está sendo satisfatório o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana na Educação de Jovens e Adultos, fato que nos leva a pensar quais os desafios e possibilidades para atender a esta necessidade e fortalecer os debates e discussões no âmbito da modalidade da EJA. Diante disso, destacamos que se tornou explicito que um dos desafios é a formação de professores para as Relações Étnico-Raciais, enquanto possibilidade foi elencado o trabalho com esses conteúdos durante as aulas e projetos direcionados. |
Palavras-chave: | Educação EJA Relações étnico-raciais Educação de adultos Alfabetização de Adultos Professores - Formação Práticas de ensino |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 29-Ago-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-04T19:42:41Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3426 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alem_Falar_Sobre_TCC_2018.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.