Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Formação de professores para a educação das relações étnico raciais e os impactos na prática docente |
Autor(es): | Santos, Ramile da Silva |
Orientador(a): | Santos, Dyane Brito dos Reis |
Membro(a) da banca: | Fonseca, Maria Goretti da |
Membro(a) da banca: | Matos, Luma Silva |
Referência: | SANTOS, Ramile da Silva. Formação de professores para a educação das relações étnico raciais e os impactos na prática docente, Amargosa-BA. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
Resumo: | O presente trabalho busca refletir as questões étnico raciais e sua abordagem em sala de aula e como a prática docente pode contribuir para a compreensão desta temática. Analisou-se a trajetória de formação de professores para a educação das relações étnico raciais em atuação na Educação Fundamental II e como esta formação impacta na sua prática docente. Para melhor entender as práticas do professor e os instrumentos pedagógicos utilizados seguimos a linha de pesquisa qualitativa e desempenharemos uma observação de cunho etnográfico para compreender a atuação docente em uma escola da rede Municipal de ensino numa comunidade rural da Cidade de Amargosa/BA. É importante destacar que este trabalho demarca como ponto crucial o estudo da lei de diretrizes e bases 10.639/03 que prevê a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e africana nas instituições públicas e privadas. O estudo da lei irá contribuir para compreensão do referencial das práticas educacionais e como esta reflete na ação do professor para sua formação-ensino. Para chegar à perspectiva deste estudo, observo a minha trajetória estudantil em comparação com as influências teóricas que adquiri na universidade juntamente com a participação em um projeto de pesquisa e extensão ao qual dialoga com as questões étnicos raciais, deste então, emergiu o interesse em pesquisar como a prática docente pode influenciar essa discussão. |
Palavras-chave: | Educação Professores - Formação Relação étnico racial Prática pedagógica - Ensino fundamental |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 21-Set-2017 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-08-22T18:39:59Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3377 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Professores_Educacao_TCC_2017.pdf | 653,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.